Secretaria da Educação implantará projeto Inovando Vidas

O despertar para a profissionalização é o principal objetivo do projeto Inovando Vidas que será implantado a partir de junho, pela Secretaria de Educação de Xaxim. A iniciativa será desenvolvida com cinco turmas do ensino fundamental da Escola Básica Municipal Santa Terezinha. O projeto marcará o início da transferência gradativa da escola para o novo espaço, onde hoje, ficam as secretarias de Educação e de Assistência Social.

O Inovando Vidas é um projeto piloto que será desenvolvido em parceria com o SESI e com o SENAI, por meio de um modelo de ensino conjugado e profissionalizante. Duas turmas do 5º ano, terão, de forma alinhada com as disciplinas tradicionais, o despertar para a profissionalização, por meio do método “Maker”. O termo “maker”, em inglês, significa fazer, transformar os espaços de aprendizagem, ou seja, o espaço escolar, será um local para a experimentação e prática do conhecimento.

Já para as duas turmas do 8º e uma no 9º ano, o método utilizado será o da Iniciação Profissionalizante (IP), com a oferta de dez oficinas como segurança do trabalho, computação, elétrica, entre outros.

Para o secretário de educação, Mauro de Oliveira, o projeto Inovando Vidas será um marco para Xaxim, e o início de um novo momento na educação do município. “Durante meio período os alunos terão aula normal, enquanto que no outro, já iniciam o despertar profissional por meio do projeto. Quanto mais cedo trouxermos nossos alunos para o mundo profissional, mais cedo eles estarão preparados”, afirma Mauro.

Nesta semana, o secretário, Mauro de Oliveira, esteve em Joaçaba e Luzerna, visitando duas escolas onde o projeto Inovando Vidas já é desenvolvido. A iniciativa é uma forma de conhecer melhor as ações para a implantação em Xaxim.