Prefeitura de Xaxim implanta Centro Integrado para Acolhimento e Acompanhamento de Crianças com Deficiência, Síndromes, Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem

O Governo Municipal de Xaxim, através das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, está trabalhando para implantar o Centro Integrado para Acolhimento e Acompanhamento de Crianças com Deficiência, Síndromes, Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem. O Centro atenderá em período integral e a previsão é que entre em funcionamento no mês que vem.

Atualmente, só a rede pública municipal de educação atende cerca de 100 crianças com algum tipo de deficiência, síndrome, transtorno ou dificuldade de aprendizagem. A implantação do Centro Integrado é uma ação que vem sendo desenvolvida pelo poder público municipal com o apoio de muitos pais que buscam um melhor atendimento para seus filhos.

O Centro Integrado atenderá os alunos no contraturno de suas atividades escolares. O atendimento será realizado por profissionais especializados, com a disponibilização de serviços de fisioterapia, fonoaudiologia, assistência social, psicologia, psicopedagogia, terapia ocupacional e educação especial.

Segundo o secretário de educação, Mauro de Oliveira, a intenção é aos poucos, ir ampliando os serviços oferecidos. “Conforme forem surgindo as demandas, vamos em busca de convênios como por exemplo, para neuropediatria, entre outros”, garante Mauro, ao explicar que o aluno terá desde a avaliação de seus laudos médicos, a todo suporte necessário.

Para o prefeito de Xaxim, Chico Folle, a implantação do Centro Integrado é uma necessidade antiga do município, que agora, será solucionada. “Nosso município nunca havia oferecido um serviço assim. Agora, haverá um local específico para este tipo de situação, com atendimento personalizado que vai melhorar as condições de acolhimento e acompanhamento das nossas crianças”, afirma Chico.

Além dos alunos, o Centro Integrado também prestará apoio aos pais dos pacientes que terão à disposição atendimento psicológico. Além disso, de forma constante serão realizados encontros de compartilhamento de experiências entre as famílias.