Aula inaugural marca início do projeto Inovando Vidas em Xaxim

A Administração Municipal de Xaxim, por meio da Secretaria de Educação, realizou nesta terça-feira, 01, a aula inaugural do projeto Inovando Vidas. Trata-se de uma parceria entre o poder executivo e o sistema FIESC, possibilitando a iniciação ao trabalho para estudantes da escola do Bairro Santa Catarina.

Segundo o secretário municipal de educação, Mauro de Oliveira, inicialmente, serão atendidos alunos de cinco turmas: dois quintos anos, dois oitavos e um nono. “O prefeito, Chico Folle, não mede esforços para melhorar a educação de Xaxim. O pontapé foi dado aqui e de forma gradativa vamos capacitar todos os alunos do ensino fundamental desta escola para o mercado de trabalho”, explica Mauro.

As aulas de iniciação ao trabalho acontecem uma vez por semana no contraturno escolar dos estudantes beneficiados, no prédio onde será a nova sede da escola santa Terezinha. Em anexo ao prédio será construído um ginásio de esportes e um refeitório, constituindo um complexo escolar modelo para a região, com capacidade para atender cerca de 800 alunos do bairro Santa Terezinha e arredores.

O gerente executivo do SESI/SENAI Oeste e Extremo Oeste, Jardel Carminatti, diz que a Administração Municipal está de parabéns por investir neste tipo de educação, pois irá transformar a realidade da mão de obra de Xaxim. “Os alunos terão a iniciação profissional dentro da sala de aula com experimentações voltadas à parte elétrica, eletrônica, segurança do trabalho e manutenção de computadores. Também terão contato com a área da robótica que envolve as ciências, matemática, tecnologia, engenharia e artes”, afirma Jardel.