Xaxim sedia evento sobre medicina regenerativa com o uso de células tronco

O evento denominado Café com Ciência foi realizado na tarde desta terça-feira, 08, na Câmara de Vereadores e teve o apoio da Prefeitura de Xaxim. Participaram profissionais da área da saúde e autoridades da região.

As palestras foram realizadas por dois médicos pesquisadores: Dr. Tércio Rocha é cientista e foi um dos primeiros profissionais do Brasil a participar de pesquisas sobre o uso de células tronco; Dr. Adelcio Bueno é membro da Sociedade Americana de Medicina Regenerativa a partir do uso de células tronco.

O Dr. Tércio Rocha, explicou que o conceito de célula tronco surgiu quando dois agricultores perceberam que ao cortarem um tronco a árvore se regenerava, o que eles atribuíram ser possível através de uma célula. “Todos nós temos exércitos de células tronco. Nosso cabelo cresce quando a gente corte, nossas unhas também. Então, o que faz isso são as células tronco e por isso, é possível regenerar órgãos, tecidos”, afirma Tércio.

O Dr. Adelcio Bueno, falou sobre os procedimentos para o uso de células tronco nos pacientes. “Nós injetamos na região doente da pessoa, produtos que não são medicamentos, e sim, biológicos, retirados do próprio paciente. É possível aplicar plasma, célula da medula óssea, entre outros, que são retirados da pessoa e injetados de volta, de forma regenerativa”, explica Adelcio.