Prefeitura anuncia nova medida de enfrentamento ao coronavírus

Pacientes com Covid-19 que descumprirem isolamento poderão responder criminalmente

A Administração Municipal, decidiu não prorrogar o Decreto 267/2021, publicado na semana passada, com medidas restritivas, porém, definiu uma nova ação para o enfrentamento da Covid-19, em Xaxim. A partir de agora haverá mais rigor no controle dos casos ativos do município. A ação é chamada de “Vigilantes da Covid” e o trabalho será desenvolvido em conjunto entre Prefeitura, Polícia Militar e Ministério Público.

Segundo o secretário de Saúde, Uilian Cavalheiro, haverá monitoramento dos positivados e seus contactantes. “Quando é confirmado que alguém tem Covid, a orientação é que esta pessoa e as que mantém ou mantiveram contato com ela fiquem isoladas. A partir de agora haverá mais rigor no monitoramento, justamente para garantir que se cumpra o isolamento social, evitando a contaminação de outras pessoas”, explica Uilian.

O Vigilantes da Covid inicia nesta sexta-feira, 25, e consiste na visita de agentes da Vigilância Sanitária, de forma aleatória, aos pacientes que precisam estar em isolamento. Constatando-se que houve descumprimento da determinação, sem justificativa plausível, o caso será encaminhado ao Ministério Público que poderá denunciar a pessoa, a qual responderá criminalmente, conforme o Artigo 268 do Código Penal.

O controle dos casos positivos da doença no município é realizado pela Vigilância Epidemiológica e a partir de agora, os laboratórios particulares de análises clínicas também deverão comunicar diariamente a Secretaria Municipal de Saúde sobre o resultado dos testes realizados.

“A Administração Municipal está atenta aos índices da doença em Xaxim e tem agido de forma assertiva no enfrentamento. Neste sábado, 26, haverá mais um dia de testagem em massa, com encaminhamento de tratamento imediato aos positivados; o trabalho na Central de Triagem continua, a vacinação também, assim como a orientação de prevenção à Covid-19. E neste momento, vamos garantir o isolamento somente das pessoas que testam positivo”, enfatiza Uilian.