Secretários municipais visitam obras modelo para criar sistema pioneiro de construção em Xaxim

Uma comitiva de secretários municipais de Xaxim está em Brusque/SC para conhecer um sistema de construções de casas e prédios que é modelo quanto ao tempo de edificação, sustentabilidade, qualidade, durabilidade e segurança. O sistema é utilizado em vários municípios daquela região e a intenção, é desenvolver um modelo semelhante de construção em Xaxim.

Em viagem estão os secretários de administração, Beto Grasel; da educação, Mauro de Oliveira; e de assistência social, Eder Lussani. A comitiva conheceu casas e escolas, e também visitou uma empresa que realiza as construções de forma modular. Parte da edificação é feita dentro da própria fábrica e uma casa por exemplo, é construída em apenas quatro dias, enquanto que uma escola pode ser edificada em dois meses.

Segundo o secretário de administração, Beto Grasel, o objetivo da Prefeitura é fazer escolas, creches e conjuntos habitacionais, por meio de um sistema pioneiro de construções em Xaxim. “Entre a licitação e a construção, passa-se muito tempo e nossa população não pode esperar. O prefeito, Chico Folle, nos deu a missão de encontrarmos uma solução para que as obras sejam executadas com rapidez e qualidade. Esse sistema de construção que conhecemos em Brusque é prático, ágil e seguro. É algo nesse sentido que queremos para nosso município também”, explica Beto.

O secretário de assistência social, Eder Lussani, disse que a Administração Municipal tem um grande projeto na área da habitação social para os próximos meses. “Com este sistema, vamos agilizar o trabalho de forma segura. Temos muitas famílias que estão em busca da residência própria”, enfatiza Éder.

Na área da educação, o secretário da pasta, Mauro de Oliveira, explica que este sistema permite reformar e construir unidades escolares com qualidade. “As estruturas têm isolamento térmico e acústico. Este sistema de construção é muito usado na Europa e no Japão. Além da rapidez, mostra-se seguro, garantindo condições ideais para nossas crianças”, afirma Mauro.