Xaxim organiza vacinação de adolescentes e reforço para idosos contra a Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde realiza no próximo sábado, 18, mais uma etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19. Desta vez, a primeira dose da vacina contemplará adolescentes e pessoas com 18 anos ou mais que ainda não receberam a primeira dose, enquanto que os idosos acima de 85 anos, receberão o reforço.

Com relação à primeira dose, esta etapa inclui dois grupos de adolescentes: aqueles com 17 anos e também, os adolescentes com idade entre 12 e 17 anos que apresentem comorbidades; ou sejam gestantes; puérperas; lactantes; que tenham deficiência permanente; limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir; indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar; indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc; adolescentes com diabetes mellitus e doenças metabólicas hereditárias (doença de Gaucher, mucopolissacaridoses e outras); doenças pulmonares crônicas (asma grave, fibrose cística, fibroses pulmonares, broncodisplasias); cardiopatias congênitas e adquiridas; doença hepática crônica; doença renal crônica; doenças neurológicas crônicas (paralisia cerebral, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; deficiência neurológica grave); imunossupressão congênita ou adquirida (incluindo HIV/Aids, câncer, transplantados de órgãos sólidos e medula óssea e pacientes em uso de terapia imunossupressora devido à doença crônica como doenças reumatológicas e doenças inflamatórias intestinais – Crohn e colite ulcerativa); hemoglobinopatias (anemia falciforme e talassemia maior); obesidade grave (IMC: escore z>+3); e índrome de down.

Também haverá vacina disponível para as pessoas com 18 anos ou mais que ainda não receberam a primeira dose.

Quanto ao reforço da vacina, será a terceira dose para os idosos a partir de 85 anos que receberam a 2ª dose ou dose única da vacina, há pelo menos 6 meses, independente do imunizante aplicado.

Segundo o secretário municipal de saúde, Uilian Cavalheiro, os idosos precisam levar a caderneta de vacinação da Covid-19, enquanto que os jovens que se incluem no grupo das comorbidades necessitam de um atesto médico comprovando a comorbidade. “A vacinação será sábado, dia 18, na Sala Central de Vacinas, em anexo à Secretaria Municipal de Saúde, das 8h às 14h. Estamos fazendo um esforço muito grande para atender nossa população e pedimos que todos façam a sua parte. A vacina é o meio mais eficaz até o momento, de evitar a doença ou pelo menos, de ter complicações mais graves”, explica Uilian.