Administração Municipal realiza mais uma reunião com o Conselho da Agricultura de Xaxim

A Administração Municipal, realizou na noite desta terça-feira, 28, a terceira reunião do ano com o Conselho da Agricultura. O encontro faz parte das ações da Secretaria Municipal de Agricultura para definir as prioridades dos trabalhos da Prefeitura no interior do município.

Um dos assuntos abordados na reunião foi o programa de silagem que manterá a terceirização do serviço. Também foi definido que qualquer serviço prestado pelas máquinas da Prefeitura, será cobrado o valor de R$100,00 a hora. Outro assunto abordado foi a questão do programa Porteira a Dentro que deverá iniciar os trabalhos nos próximos meses, ofertando ações para a propriedade, como forma de incentivar o agricultor.

Segundo o secretário de agricultura, Moacir Dal Santo, a reunião com o Conselho da Agricultura torna as ações públicas mais assertivas. “Nós também falamos sobre a importância de o agricultor pensar em proteger a propriedade contra a estiagem. Hoje há programas de incentivo por meio da Epagri. A falta de água é um problema histórico que tende a se intensificar com o passar do tempo”, explica Dal Santo.

Durante a reunião, também foram abordados assuntos como: avaliação dos trabalhos de recuperação das estradas do interior, sanidade animal e a importância da agricultura familiar para o município.

Segundo o vice-prefeito, Ideraldo Sorgato, os encontros são sempre produtivos. “A Administração tem trabalhado para ajudar nosso agricultor, mas as prioridades são definidas sempre em conjunto com o Conselho, pois são os agricultores que sabem o que precisam, qual a demanda mais urgente. É uma forma de gestão participativa que vem dando certo”, afirma Sorgato.