Prefeitura oferece curso gratuito de inclusão digital rural

Já se foi o tempo em que a tecnologia não chegava no campo. E para fazer parte desta nova realidade, o jeito é se capacitar. Em Xaxim, uma turma de dez agricultores e filhos de agricultores participam de um curso gratuito de inclusão digital rural, por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Xaxim, SENAR e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

As aulas acontecem duas vezes por semana na E.E.B Luiz Lunardi, na Vila Tigre, e trazem noções de conhecimentos de informática básica e também, para de utilização de sistemas para a emissão de notas e guias rurais. Segundo a diretora da Secretaria Municipal de Mulher, Juventude e Terceira Idade, Joseane Sampaio, esta é a primeira vez este ano que é constituída uma turma somente de alunos do interior do município. “Esperamos que em breve, sejam muitas outras turmas do interior, com pessoas ligadas à agricultura, se inserindo no mundo digital. O curso utiliza ferramentas importantes ligadas ao trabalho destas pessoas”, explica Joseane.

O secretário municipal de agricultura, Moacir Dall Santo, reforça a importância da participação dos agricultores neste tipo de curso. “As oportunidades estão aí, então, é importante que os agricultores entendam que não é gastar tempo, e sim, investir o tempo num aprendizado que vai ajudar nas ações dentro da propriedade, trazendo mais organizando e consequentemente, mais lucro”, explica Dall Santo.