Prefeitura se prepara para lançar programa de aceleração do desenvolvimento econômico de Xaxim

A Administração Municipal irá lançar em breve, o maior programa de aceleração do desenvolvimento econômico da história de Xaxim. As ações do programa serão desenvolvidas pelo Centro de Inovação, Desenvolvimento Econômico e do Empreendedorismo de Xaxim (CIDEX), que será instalado na praça Frei Bruno, onde funcionava a Biblioteca Municipal.

Segundo o secretário de administração, fazenda e desenvolvimento econômico, Beto Grasel, o CIDEX será uma espécie de central do empreendedor de Xaxim. “No mesmo espaço vamos criar ações para o desenvolvimento do município, desde o trabalhador até o grande empresário. A Sala do Empreendedor seguirá atendendo os micro e pequenos empreendedores; o Centro Profissionalizante seguirá preparando a mão de obra para o mercado de trabalho; o Balcão de Emprego facilitará o acesso da comunidade às vagas disponíveis; haverá ações específicas para tornar Xaxim mais atrativo para as grandes empresas; e ainda terá as incubadoras industriais”, explica Beto.

Todas as ações do CIDEX serão desenvolvidas em parceria com o setor privado, Sebrae, SENAC, SESI, SESC e o Centro Tecnológico da Unochapecó. “O Centro trará inovações, soluções, capacitação, encaminhamento ao mercado de trabalho, assessoria técnica e auxílio estrutural”, garante.

Com a implantação do CIDEX na praça Frei Bruno, a Biblioteca Municipal será instalada junto ao Centro Profissionalizante e a previsão de reabertura da mesma é para a metade do mês de fevereiro.