Administração Municipal organiza ações de incentivo ao setor do turismo em Xaxim

A Administração Municipal, por meio da secretaria de desenvolvimento econômico, realizou nesta semana, uma reunião com pessoas ligadas ao setor público, entidades e empresas da área do turismo, com a intenção de iniciar as articulações para movimentar o setor em Xaxim.

Segundo o secretário municipal de desenvolvimento econômico, Beto Grasel, o turismo até então, nunca foi levado a sério em Xaxim, mas precisa de atenção pois representa dinheiro que vem de fora para ser deixado na cidade. “Estamos dando os primeiros passos para organizar o setor e atrair pessoas para cá. Inicialmente, identificamos potencialidades no turismo rural e religioso. O Sebrae já está realizando um estudo para identificar rotas turísticas, potencialidades e mecanismos para o desenvolvimento do setor. Em seguida, vamos capacitar as pessoas envolvidas, criar uma identidade visual, divulgar os pontos turísticos e por fim, tornar nosso turismo comercial, inclusive com o envolvimento de agências turísticas de todo o Estado”, explica Beto.

Dentre as potencialidades de Xaxim está o turismo rural com ênfase na agricultura familiar. É possível explorar a gastronomia local, produção de cachaça, erva-mate e criar uma rota somente de cachoeiras. Quanto ao turismo religioso, ficou definido que será criada, em parceria com a Igreja Católica, a rota do Frei Bruno, que por anos viveu em Xaxim. “A Igreja já definiu cinco pontos da cidade onde o religioso teve ligação: a Igreja Matriz que ele ajudou a construir; a Casa Paroquial onde ele viveu; o cemitério onde está enterrado o corpo de Frei Plácido, amigo de Frei Bruno, que juntos tiveram muitas histórias em Xaxim; a gruta da linha Colorado, onde ele rezava; e a Igreja de Santa Lúcia que ele também ajudou a construir”, conta Beto.