Prefeitura de Xaxim pretende analisar e aprovar projetos de construção em até uma semana com nova plataforma digital

Redução de 70% no prazo vai agilizar emissão de alvarás, habite-se e outros serviços na Secretaria de Infraestrutura

Profissionais da construção civil e moradores de Xaxim agora podem dar andamento aos seus pedidos sem necessidade de ir pessoalmente até ao setor de infraestrutura da cidade.

Com o objetivo de agilizar os serviços, a prefeitura implantou a Aprova, uma plataforma que moderniza o atendimento ao cidadão, substituindo o requerimento e a análise realizados de forma física e manual.

Para o responsável pelo setor, em Xaxim, Gelci Della Corte, a implantação da Aprova irá tornar mais eficiente a análise dos projetos e a emissão de documentos, com custo menor para os profissionais.

“A tecnologia também impacta no bolso do profissional, que não precisa mais imprimir diversas pranchas para análise, nem sair do seu escritório para protocolar um projeto”, explica Gelci.

Outro fator importante para o secretário é que o sistema irá reduzir o tempo de espera. Pela plataforma, a resposta ao cidadão é mais rápida porque coloca no automático as atividades que podem ser facilmente executadas sozinhas pelo sistema.

“Antigamente processos demoravam 60 dias ou mais para serem analisados e liberados. Depois de algumas mudanças conseguimos reduzir esse tempo em 60%. Agora, pelo sistema, pretendemos aprovar os projetos em até uma semana”, conclui.

O idealizador da plataforma, Marco Antonio Zanatta, considera uma estratégia essencial dos órgãos públicos a oferta de serviços digitais para população, que já está adaptada e possui uma rotina online.

A extinção dos protocolos físicos permite que os processos tramitem com segurança e transparência na nuvem, que possibilita acompanhamento em tempo real de cada atividade.

“Esse cenário de segurança e eficiência também provoca um efeito cascata positivo no desenvolvimento da cidade, porque as obras são autorizadas com rapidez, podendo atrair investimentos e gerar oportunidades de trabalho”, complementa.

Esses fatores, para Marco, impactam, inclusive, no Índice de Participação dos Municípios – IPM e reflete em melhor qualidade de vida para a população.

Como utilizar o sistema digital em Xaxim

A plataforma Aprova foi lançada oficialmente nesta sexta-feira, 18, na Câmara Municipal de Vereadores. Na próxima terça-feira, 22, acontecerá um treinamento online, pelo youtube da Aprova. Durante a transmissão os participantes irão aprender a fazer a emissão digital dos processos.

Nesta primeira etapa da modernização, seis serviços digitais estão disponíveis:

1. Alvará de Construção
  2. Certidão de Acessibilidade
  3. Habite-se
  4. Desmembramento
  5. Remembramento
  6. Remanejamento

O treinamento será a partir das 09 horas. Acesse o link e clique em Receber notificações para ser lembrando quando o treinamento começar: https://link.aprova.com.br/xaxim

Para utilizar o sistema basta acessar https://xaxim.aprova.com.br/ e fazer o cadastro gratuito. Em caso de dúvidas na utilização, é possível recorrer ao suporte técnico da própria plataforma, que funciona em horário comercial.

Xaxim é a 39ª cidade de Santa Catarina a utilizar a suíte de soluções para tornar os serviços mais eficientes. Em Florianópolis, o alvará instantâneo proporcionou mais agilidade para construir na capital. O mais rápido foi emitido em apenas cinco minutos. Em Itajaí, depois da implantação da Aprova, empreendedores conseguem emitir o alvará de funcionamento em 24 horas.