Prefeitura promove palestras para marcar Setembro Amarelo

Para marcar o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, a Prefeitura de Xaxim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou palestras nesta quinta (14) e sexta-feira (15), com foco central na prevenção ao suicídio e na necessidade de identificação dos sinais que um suicida emite.

Participaram servidores municipais, alunos do ensino médio, professores e população em geral.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que aproximadamente 1 milhão de casos de óbito por suicídio são registrados por ano em todo o mundo. No Brasil, os casos registrados chegam a 12 mil óbitos por ano. É sabido, no entanto, que esse número é bem maior devido à subnotificação, que ainda é uma realidade.

“Aqui em Xaxim temos uma rede estruturada de atendimento às pessoas com adoecimento mental e temos buscado, fortalecer ainda mais nossos serviços e a assistência aos pacientes e familiares. As Unidades de Saúde e o Centro Atendimento Psicossocial (CAPS) realizam um importante trabalho neste sentido”, explica o Secretário de Saúde, Cleveson Frigo.