44 pessoas estão com dengue em Xaxim

A Vigilância Epidemiológica confirmou que há 44 casos de dengue em Xaxim, sendo que destes, apenas dois foram contraídos fora do município. No momento, há uma pessoa internada com a doença e outra com suspeita. O município contabiliza 168 focos do mosquito transmissor da doença.

Por causa do aumento dos casos, a Prefeitura vem realizando uma série de ações com o apoio da comunidade em geral. As agentes de endemia e de saúde intensificaram as visitas; no último fim de semana aconteceu um mutirão de limpeza; e na quarta-feira, 13, foi realizado o Dia D com a participação do setor de infraestrutura, Secretaria Municipal de Saúde, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Regional de Saúde.

Durante o Dia D os bombeiros utilizaram um drone para identificar com mais facilidade os focos do mosquito em locais de difícil acesso. Somente nesta ação, cerca de 400 imóveis foram vistoriados e várias irregularidades foram identificadas. Os pontos que apresentaram possíveis focos do mosquito, serão visitados pelas agentes de endemia que farão a orientação para limpeza e posterior vistoria para verificar se a orientação foi cumprida ou não.

Os principais problemas identificados durante o Dia D foram acúmulo de lixo em geral, água parada em lonas, caixas mal vedadas e piscinas sem a limpeza adequada.