Agosto Dourado: mês de incentivo à amamentação

Em Xaxim, encontros com gestantes orientam e incentivam a prática

O Agosto Dourado foi instituído para lembrar sobre a importância da amamentação desde o nascimento do bebê. O leite materno é um poderoso aliado do sistema imunológico da criança e considerado um alimento completo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que, o leite seja o único alimento até os seis meses de vida e complementado com alimentos até os dois anos.

Em Xaxim, a amamentação é incentivada e orientada por meio dos encontros de gestantes, organizados pela Secretaria Municipal de Saúde. As futuras mamães podem participar em qualquer idade gestacional e os próximos encontros acontecerão nos dias 15 e 16 de agosto, às 18h30, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.

“Caso tenham alguma dúvida sobre os encontros, as gestantes podem conversar com as enfermeiras das suas unidades de saúde. Tem sido uma prática com bastante participação, inclusive dos companheiros das gestantes, pois é um momento muito importante na vida das pessoas. Os encontros contam com a participação de diversos profissionais: médicos, psicólogos, enfermeiros, bombeiros, entre outros, e são abordados assuntos como a amamentação, primeiros socorros, cuidados com o recém-nascido e saúde física e mental da mãe”, explica o secretário municipal de saúde, Cleveson Frigo.

A operadora de máquina, Juliana Figueiró, conta que tem quatro filhas. Quando estava à espera da Maria Heloise, que hoje está com 44 dias, participou dos encontros de gestantes. Mesmo experiente enquanto mãe, ela diz que vale a pena participar. “A gente troca experiências com outras mães, tem a oportunidade de conversar com vários profissionais da saúde, então, é muito bom, Vale a pena e quem tiver a oportunidade, participe”, enfatiza Juliana.