Centro Especializado Teabraço completa dois anos em Xaxim

O Centro Especializado Teabraço completa dois anos de atividades em Xaxim, na segunda-feira, 25. O espaço e os serviços são custeados com recursos próprios da Prefeitura. O Teabraço atende pessoas com algum tipo de síndrome, transtornos ou deficiência de aprendizagem e atualmente tem 120 alunos com idade escolar que vai desde o infantil quatro ao nono ano.

As terapias oferecidas são: fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, cinoterapia, equoterapia e atendimento educacional especializado. Os alunos atendidos no Teabraço são encaminhados pelas escolas onde estudam, com indicação médica para as terapias.

Segundo o prefeito, Chico Folle, o Teabraço foi implantado em Xaxim para auxiliar as famílias que precisam. “Foi uma solicitação de alguns pais que vinham lutando por isso há anos. No Teabraço eles encontram amparo e principalmente, têm acesso às atividades que muitas vezes, não teriam condições de pagar. É muito gratificante ver o resultado na vida das famílias e de como este serviço ajuda os pacientes”, afirma Chico.

O trabalho desenvolvido no Teabraço, em Xaxim, se tornou referência em Santa Catarina. Algumas das terapias oferecidas no espaço, normalmente são disponibilizadas nos municípios, somente na rede de saúde pública ou particular. A secretária municipal de educação, Isabel Canalle, explica que o Centro recebe com frequência a visita de pessoas interessadas em conhecer o projeto. “São pessoas ligadas à educação e à saúde de outros municípios que buscam referência para desenvolver uma ação semelhante. Temos orgulho de sermos pioneiros na prestação deste tipo de serviço que vem fazendo a diferença na vida de muitas famílias xaxinenses”, exclama Isabel.