Governo Municipal implanta segurança privada nas escolas e CEIM´S de Xaxim

O Governo Municipal de Xaxim, irá implantar segurança privada nas escolas e CEIM´S municipais. A medida começa nesta quinta-feira, 13, quando cada unidade escolar passará a contar com um profissional da segurança privada. A medida foi anunciada durante uma coletiva de imprensa realizada na prefeitura, com a presença de diversas autoridades do município.

Segundo o prefeito de Xaxim, Chico Folle, a Administração Municipal já implantou diversas medidas de segurança nas escolas e CEIM´S nos últimos meses, mas segue priorizando o assunto. “Foram instaladas câmeras de videomonitoramento, portões eletrônicos, interfones, contratados porteiros e realizadas melhorias na estrutura de acesso em todos estes espaços. Vamos adquirir mais câmeras de videomonitoramento e está em tratativa, a contratação de uma consultoria técnica para identificar outras possíveis necessidades de melhorias na segurança em cada unidade escolar. E agora então, estamos disponibilizando um segurança em cada escola, inclusive para as estaduais”, explica Chico.

Nesta semana, o Governo Municipal também anunciou a instituição de um grupo técnico de estudos, formado por representantes das Polícias Civil e Militar, Ministério Público, Corpo de Bombeiros, Prefeitura e Câmara de Vereadores. A intenção é ampliar o número de entidades participantes e desenvolver ações de forma planejada para melhorar a segurança nas escolas de CEIM´S de Xaxim.

“O grupo fará tratativas de forma técnica. As ações voltadas à segurança nas escolas continuarão de forma permanente, em Xaxim. Estamos passando por um momento difícil, de muita especulação, mas o Governo Municipal está tomando todas as medidas possíveis”, afirma a secretária municipal de educação, Isabel Canalle.

Durante a entrevista coletiva estiveram presentes o prefeito de Xaxim, Chico Folle; o vice-prefeito, Ideraldo Sorgato; a secretária municipal de educação, Isabel Canalle; o secretário municipal de administração, Beto Grasel; o delegado de polícia, Cláudio Menezes Vieira; o comandante do Corpo de Bombeiros, Major Nolan; e os vereadores, Jílio Grasel, Gildomar Michelon e Moacir Dal Santo.

O comandante da Polícia Militar, o Subtenente Leandro, não esteve presente na coletiva de imprensa, mas comunicou que a PM intensificou as rondas próximo às escolas e creches. Os bombeiros informaram que estão auxiliando também com a realização de rondas. Já a Polícia Civil afirmou que foi instaurado um inquérito policial para investigar e identificar os autores de ameaças de ataques divulgadas por meio das redes sociais.