Palestra do Novembro Azul mobiliza xaxinenses e reforça importância do cuidado com a saúde

Xaxim – O Governo Municipal através da Secretaria de Saúde promoveu uma importante ação na última sexta-feira (07). Neste dia ocorreu a palestra da campanha “Novembro Azul”, com o médico cardiologista Giuliano Fachini. Mais de 60 pessoas acompanharam orientações sobre cuidados com a saúde e esclareceram dúvidas acerca do câncer de próstata e doenças cardiovasculares.

Acompanharam a palestra a Secretária da Saúde Joseane Sampaio; a Presidente do Lions Clube Maria Caraça; a representante dos profissionais da Secretaria de Saúde, Leandra Cavichiolli; e o Diretor da Vigilância Sanitária Mauro Pertussati. A Secretária da Saúde Joseane Sampaio avalia o evento: “Quem participou da palestra será um multiplicador das informações. Gostaria de parabenizar o Dr. Giuliano que abordou além do câncer de próstata também sobre doenças cardiovasculares. Analiso de maneira muito positiva a palestra, porque acrescentou conhecimentos para que possamos colocar em prática na prevenção e também na qualidade de vida das nossas famílias, começando pela saúde do homem”, ressalta Joseane.

Desde o início do mês a Secretaria de Saúde de Xaxim está mobilizada na campanha que conta com o apoio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) e do Lions Clube de Xaxim. A programação do Novembro Azul continua no dia 29, quando acontecerá o dia “D” para realização de exames com a Secretaria de Saúde aberta das 8h às 16h. Durante este mês todas as Unidades de Saúde estão atendendo e agendando exames para os homens.

Registro fotográfico mobilizou profissionais nas Unidades

Outra ação promovida pelo Governo Municipal foi o registro fotográfico nas unidades de saúde. Desde o dia dois até esta segunda-feira (10), a Secretária da Saúde Joseane Sampaio, o Vice-Prefeito Luis Felipe Diniz Fagundes e a Coordenadora da Atenção Básica Leandra Cavichiolli, visitaram as Unidades de Saúde de Xaxim. Conforme a Secretária Joseane, a ação valoriza o trabalho dos profissionais e auxilia em reforçar a campanha. Todas as unidades estão decoradas na cor azul, com balões e dizeres sobre o Novembro Azul.

Saiba mais sobre o câncer de próstata

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que produz e armazena parte do fluido seminal. Câncer de próstata é o tumor mais comum em homens acima de 50 anos. Os fatores de risco incluem idade acima de 50 anos, histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e hábitos alimentares irregulares com alimentação gordurosa, pobre em verduras, vegetais e frutas. Também são fatores de risco sedentarismo e excesso de peso. Os negros constituem grupo de risco para desenvolver a doença.

Sintomas

A maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causa sintomas. Tumores em estágio avançado podem ocasionar dificuldade para urinar, sensação de não conseguir esvaziar completamente a bexiga e presença de sangue na urina (hematúria). Dor óssea, principalmente na região das costas, devido à presença de metástases, é sinal de que a doença evoluiu para um nível mais grave.

Diagnóstico

O câncer de próstata pode ser diagnosticado por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA). Caso sejam constatados aumento da glândula ou PSA alterado, deve ser realizada uma biópsia para averiguar a presença de um tumor e se ele é maligno. Se for, o paciente precisa ser submetido a outros exames laboratoriais para  determinar o tamanho e a presença ou não de metástases.

Tratamento

O tratamento depende do tamanho e da classificação do tumor, assim como da idade do paciente e pode incluir prostatectomia radical (remoção cirúrgica da próstata), radioterapia, hormonioterapia e uso de medicamentos. Para os pacientes idosos com tumor de evolução lenta, o acompanhamento clínico menos invasivo é uma opção que deve ser considerada.

Patrícia Vanzin – Jornalista
Departamento de Comunicação e Cerimonial