Prefeitura de Xaxim libera licenças ambientais para beneficiar produtores rurais

Xaxim – O Governo Municipal firmou uma parceria com a Fatma – Fundação de Amparo à Tecnologia e Meio Ambiente – autorizando produtores rurais no aproveitamento de árvores nativas em excesso nas propriedades e madeiras que caíram por alguma eventualidade. O convênio permite que a Prefeitura, com seu profissionais da área ambiental, desenvolvam projeto que autorize os produtores rurais a retirarem até 20m³ de madeira nativa para serem usadas em reformas nas edificações da propriedades. Essas retiradas podem ser feitas a cada três anos e as madeiras não podem ser comercializadas e nem retiradas de dentro da área de APP – Área de preservação Permanente.

O Engenheiro Agrônomo da Prefeitura, Volnei Dervanoski, é o responsável pelos projetos que autorizam a retirada das madeiras. “Uma grande iniciativa da Administração, pois anteriormente o produtor, para retirar qualquer árvore precisava realizar um projeto com custo significativo. Desta forma ele consegue a documentação gratuita e fica apto a aproveitar a madeira de sua propriedade sem afetar o meio ambiente.”

O Diretor do Meio Ambiente Luiz Brunetto, fala do trabalho realizado pelo Departamento Ambiental na retirada das árvores e o destino dado para a madeira. “Fiscalizamos para que os produtores efetuem corretamente o procedimento e não infrinjam as normas ambientais. Buscamos criar mais essa alternativa para que o produtor diminua despesas e consiga aproveitar todas aquelas árvores que possam ser retiradas, mas sempre respeitando o nosso meio ambiente,” finaliza Brunetto.

O produtor Anderson Vidi, da comunidade e Linha Frei Plácido, retirou 8m³ cúbicos de madeira que estavam caídas e assim vai conseguir reformar seu estábulo, construir um barracão e executar outras reformas, melhorando as condições de trabalho para a família e dando um melhor abrigo para seus animais. “Estamos muito felizes com o trabalho que a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente vem desenvolvendo dentro de nossas propriedades. Tínhamos diversas árvores que estavam secas e iriam se perder sem aproveitamento. Conseguimos a licença gratuita junto ao Departamento de Meio Ambiente e hoje estamos com madeira suficiente para as reformas necessárias, sem custo nenhum e não afetando o meio ambiente,” concluiu Anderson .

Patrícia Vanzin – Jornalista
Departamento de Comunicação e Cerimonial