Programa de Inseminação beneficia produtores rurais

Xaxim – A Administração Municipal através da Secretaria da Agricultura desenvolve vários programas para beneficiar produtores rurais. O programa de inseminação artificial busca atender praticamente todas as propriedades rurais com melhoramento genético. São realizadas aproximadamente 6.000 inseminações por ano, sendo em média 20 inseminações por dia.

O programa tem acompanhamento técnico com profissionais altamente qualificados para dar garantia de qualidade e produtividade. Conforme Enio Giordani, Médico Veterinário da Secretaria de Agricultura, o trabalho junto aos produtores é de orientação e prevenção clínica dos rebanhos. “Estamos sempre atentos ao melhoramento genético e também à qualidade da alimentação dos animais. Nossa bacia leiteira abrange 700 propriedades com nove mil matrizes, e uma produção de 30 milhões de litros de leite por anos. Isso representa 21% da receita agropecuária”, enfatiza Giordani.

O Prefeito Municipal Idacir Orso ressalta a importância do Programa de Inseminação junto aos produtores. “Cada vez mais buscaremos novas genéticas para melhorar nosso rebanho tanto leiteiro como de corte, pois precisamos atender bem nossos produtores. Vamos criar alternativas de renda para incentivar as famílias a permanecerem no campo. Sabemos da importância do que cada um está fazendo para o crescimento do nosso município”, destaca Orso.

A solicitação de inseminação pode ser efetuada junto a Secretaria da Agricultura pelo telefone 3353-2502, ou com o profissional inseminador pelo telefone 8842-2068 ou 9831-1093. Após a solicitação, o técnico desloca-se até a propriedade e realiza o trabalho, dentro das normas exigidas pelo Ministério da Agricultura. Todo material usado na inseminação, inclusive sêmens e nitrogênio são subsidiados pela Prefeitura. O produtor paga somente R$ 20,00 que é a taxa cobrada pelo Inseminador.

Patrícia Vanzin – Jornalista

Departamento de Comunicação e Cerimonial