Prefeitura de Xaxim organiza ações para marcar o Dia Mundial do Diabético

Xaxim – O Governo Municipal através da Secretaria de Saúde prepara atividades para marcar o Dia Mundial do Diabético (comemorado no dia 14 de novembro). Na próxima sexta-feira (21), acontecerá um workshop, com serviços de saúde e beleza gratuitos para pacientes diabéticos. O evento acontecerá no Centro Múltiplo Uso, com início às 13h30. A programação tem parceria da Secretaria de Assistência Social e Habitação, do Lions Clube e da Associação dos Diabéticos.

Para definir a programação, uma reunião foi realizada no último dia 11, na Secretaria de Saúde, onde estiveram presentes a Diretora Geral da Saúde Marli Cerutti, a Presidente do Lions Clube, Maria Caraça; a profissional do Setor de Controle e Avaliação, Estela Marisa Specht; o presidente da Associação dos Diabéticos, Sérgio Moraski; e demais representantes das entidades parceiras.

A primeira ação aconteceu em Pinhalzinho, neste sábado (15), com a participação da Associação dos Diabéticos de Xaxim no Encontro Regional de Diabéticos. Também participaram do encontro as profissionais da Secretaria de Saúde, Enfermeira Vanessa Valentini e a Auxiliar de Enfermagem, Zelinda Ribeiro dos Santos.

Programação para o dia 21

13h30min – abertura oficial com apresentação cultural

14h – Palestra motivacional

14h30min – abertura das oficinas

15h30min – coffee break

17hmin – encerramento das atividades

Secretaria Municipal de Saúde:

– Programa DST/HIV/Aids;

– Orientação sobre saúde mental, drogas e alcoolismo;

– Orientação sobre Dengue;

– Orientação nutricional;

– Orientação sobre saúde bucal;

– Oficina com a equipe do NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família.

Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação e Secretaria Municipal  da

Mulher, Juventude e Terceira Idade:

– Oficina de artesanato com exposição de trabalhos realizados nos grupos dos CRAS;

– Oficina da beleza com serviço de manicure;

– Oficina de violão;

– Orientação e informação sobre Sistema de Garantia de Direitos;

– Divulgação do Programa Mulheres Mil.

Rede Feminina de Combate ao Câncer:

– Divulgação das atividades e exposição de trabalhos realizados pelas voluntárias.

Lions Clube:

– Oficina de maquiagem.