Prefeitura de Xaxim realiza entrega de cadeiras de rodas motorizadas

Xaxim – O Executivo Municipal, através da Secretaria de Saúde, realizou na tarde desta terça-feira (18), a entrega de duas cadeiras de rodas motorizadas. A viabilização dos equipamentos foi realizada pelos Setores de Fisioterapia e Tratamento Fora de Domicilio (TFD), que encaminharam processo à Secretaria de Saúde do Estado. Participaram da entrega das cadeiras, o Vice-Prefeito de Xaxim, Dr. Luis Felipe Diniz Fagundes e a Secretária de Saúde, Joseane Sampaio.

Foram beneficiados com as cadeiras motorizadas, Anildo Pedroso e Claudemir Roman. Durante o ato, o Vice-Prefeito destacou a satisfação de contribuir com os beneficiários, oportunizando mais qualidade de vida e de locomoção. “Entendemos que ações como essa são fundamentais dentro do Governo Municipal. Estamos trabalhando para proporcionar condições dignas de vida e saúde para nossos xaxinenses,” afirmou.

A Secretária de Saúde, Joseane Sampaio, enfatizou que outras 14 cadeiras devem ser entregues nos próximos dias. “Estamos viabilizando a documentação para conseguirmos novas cadeiras, motorizadas e de propulsão manual, para beneficiar outras pessoas. Nossa intenção é contribuir e proporcionar bem estar às pessoas que necessitam desses equipamentos,” salientou Joseane.

Pessoas com indicação para o uso de um meio auxiliar de locomoção, como no caso da cadeira de rodas, devem procurar o setor de fisioterapia anexo a Secretaria de Saúde do município, para efetuar o preenchimento do laudo para solicitação do equipamento. A Fisioterapeuta da Secretaria de Saúde, Fernanda Ferraz destaca que o processo de solicitação é montado de acordo com a necessidade do paciente. Os processos são encaminhados para a Secretaria de Saúde do Estado, através da Regional de Saúde de Xanxerê.

“Em muitos casos os pacientes nos solicitam cadeiras de rodas motorizadas, porém possuem condições físicas que permitem o uso de uma cadeira com propulsão manual. Sendo assim, solicita-se uma cadeira de rodas monobloco, mais leve, que ajudará o paciente a manter uma boa força muscular em membros superiores, ideal para que ele realize as transferências da cama para a cadeira, melhorando também sua condição cardiovascular, por realizar ativamente esta atividade de empurrar a cadeira”, declarou Fernanda.

Ainda conforme a fisioterapeuta, a cadeira de rodas motorizada será indicada somente para pessoas que apresentarem ausência de controle de tronco, cognição, audição e visão. “Essas cadeiras são ambientalmente favoráveis para o manejo, considerando a rigidez articular que impeça a realização ativa de propulsão de cadeira de rodas,” destacou.

Patrícia Vanzin – Jornalista
Departamento de Comunicação e Cerimonial