Governo de Xaxim apresenta cronograma das obras de saneamento básico

Obras são consideradas o maior investimento em saúde da história de Xaxim. Somente nesta primeira etapa serão investidos R$ 11 milhões de reais.

Xaxim – O Governo Municipal fez o chamamento e a população compareceu nas audiências públicas sobre as obras de saneamento básico, que iniciaram nesta semana na cidade. Os eventos aconteceram nesta quarta-feira (19), no Clube Xaxinense, em dois horários, às 14h e às 19h30min. O projeto prevê investimentos superiores a R$ 20 milhões. Em uma primeira etapa, estão sendo aplicados quase R$ 11 milhões, investimento que além da saúde, vai promover a preservação do meio ambiente.

As audiências tiveram a finalidade de esclarecer dúvidas e detalhar o cronograma das obras. Participaram o Vice-prefeito do município, Dr. Luis Felipe Diniz Fagundes; a Secretária de Saúde, Joseane Sampaio; o Engenheiro da empresa responsável pelas obras (Itajui Engenharia de Obras), André Massuo Oshima; e o Engenheiro da Casan, Daniel Celestino Fornari Bocchese.

Nos eventos foi realizada a apresentação do projeto, prestados esclarecimentos e conscientizada a população sobre as obras, que contam com recursos do Governo Federal e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Inicialmente as obras, que iniciaram pelo Bairro Guarany (na Avenida Luiz Lunardi, próximo à Casa Mortuária), contemplarão a construção de galerias para a canalização do esgoto, que posteriormente irá interligar o esgoto de todas as residências. A canalização levará o esgoto para uma central de tratamento.

Conforme a Secretária de Saúde, Joseane Sampaio, o valor investido na obra abrange grande parte da rede coletora do município. “A princípio esses R$ 11 milhões abrangem uma rede coletora, ligação de 1.349 domicílios, estação elevatória do esgoto, que é uma unidade, e terá um sistema para suprimir desnível geográfico do solo e para levar o esgoto até a estação de tratamento. A estação de tratamento de esgoto será localizada na antiga fábrica de tubos. Sabemos que o projeto abrange a estrutura da implantação da tubulação e refazer o que foi danificado, como calçadas, ajardinamento. Com o passar do tempo o município desenvolverá novos projetos para contemplar toda a rede de esgoto”, explana Joseane.

O projeto visa melhorar o aproveitamento das instalações existentes, adequar instalações irregulares e clandestinas, além de obter avanços ambientais e sanitários e uma rápida e sensível melhoria na saúde e condições de vida da população. Joseane ainda destaca que todo o dinheiro investido na saúde é retorno garantido para a população. “O esgotamento é o grande vilão das cidades brasileiras. Sabemos que os grandes índices de doenças estão ligados diretamente ao não tratamento do esgoto. A cada um real que deixamos de investir no tratamento do esgoto, é cinco reais que temos que investir no tratamento das doenças. Este é um passo muito importante para a saúde do município”, destaca.

O Vice-prefeito de Xaxim, Dr. Luis Felipe Diniz Fagundes, esclareceu que a adequação do município ao tratamento de esgoto, é obrigatória para todas as cidades. “Xaxim, junto com poucos municípios da região, saiu na frente e o projeto, hoje é realidade. Sabemos que momentaneamente as obras poderão gerar transtornos, mas temos que pensar no futuro. Essas instalações contemplarão uma cidade de até 80 mil habitantes, ou seja, Xaxim poderá crescer e se desenvolver com estrutura de tratamento de esgoto, preocupação ecológica e garantia de saúde,” finalizou o Dr. Diniz.

Patrícia Vanzin – Jornalista
Departamento de Comunicação e Cerimonial