Prefeito de Xaxim assina contrato para construção de 50 casas

Xaxim – Na tarde desta segunda-feira (24), o Prefeito Idacir Antonio Orso assinou um contrato com a Caixa Econômica Federal, para construção de 50 casas, através do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV)–PAC2. O projeto prevê a recuperação ambiental do local onde moram atualmente as famílias – um território de APP (Área de Preservação Ambiental), no Bairro Santa Terezinha, cortado por um riacho e considerado área de risco. As famílias beneficiadas não pagarão nada pelas casas.

A assinatura do contrato ocorreu na Câmara de Vereadores e contou com a presença de autoridades municipais e as 50 famílias beneficiadas. Integraram a mesa de honra o Prefeito Orso; o Superintendente Regional da CAIXA, Ricardo Bier Troglio; o Vice-Prefeito de Xaxim, Dr. Luis Felipe Diniz Fagundes; o Vereador Uilian Cavalheiro, que até poucos dias esteve à frente da Secretaria de Assistência Social e Habitação; o Presidente da Câmara Municipal de Xaxim, Armando Roncaglio; o Gerente Geral da Caixa agência de Xaxim, Carlos Antonio Tissiani; e José Ferreira Pacheco Netto, representante da empresa que executará a obra. Também integram a mesa de autoridades, o casal João Maria Narciso e Ivete Maria Fernandes Narciso, representando as famílias.

Durante pronunciamento, o Prefeito de Xaxim, Idacir Antonio Orso, parabenizou as famílias beneficias e destacou o trabalho da equipe de projetos do Executivo Municipal. “Entendo que hoje estamos assinando a realização de 50 sonhos. São 50 famílias que ganharão condições dignas para viver e criar seus filhos. Preciso destacar todo o trabalho desenvolvido pelas equipes da Secretaria de Assistência Social e Habitação, que selecionaram as famílias e acompanham demais projetos de habitação no município e também pelos responsáveis pelo setor de projetos e engenharia. Um empreendimento desse porte, exigiu muito empenho e dedicação de todos e hoje, com muito orgulho estamos garantindo a execução dessa obra,” afirmou o Prefeito.

A construção das casas terá investimento de R$ 3,71 milhões, sendo R$ 2,95 milhões com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), R$ 437 mil do Orçamento Geral da União (OGU) e R$ 330 mil de contrapartida da prefeitura.

O empreendimento será construído no Bairro Bela Vista, em uma área de 8.488,15m², adquirida pela Prefeitura. A obra contará com 32 apartamentos e 18 casas. Os apartamentos terão área privativa de 46,79m² e as casas 43,99m², todos divididos em dois quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço, com piso cerâmico em todos os ambientes. O residencial contará com iluminação pública, redes de energia, água e esgoto, drenagem de águas pluviais, pavimentação e passeio, além de praça e quadra esportiva.

O Superintendente Regional da CAIXA, Ricardo Bier Troglio, destacou durante o evento, a importância do Programa Minha Vida. Reforçou que em Xaxim, o Programa já beneficiou, através da Caixa, 713 famílias com investimento de R$ 56,3 milhões. Desse total, R$ 16 milhões vieram em forma de subsídio (sem necessidade de devolução).

Patrícia Vanzin – Jornalista
Departamento de Comunicação e Cerimonial