Prefeitura de Xaxim promove ações de combate ao tabagismo

Xaxim – Já são seis meses de luta para largar o vício do cigarro. O passar dos dias sem cigarro é a motivação dos integrantes do grupo de combate ao tabagismo, promovido pelo Governo Municipal através da Secretaria da Saúde e da Estratégia Saúde da Família (ESF) do Bairro Alvorada. O grupo iniciou em maio e continua com os encontros uma vez por mês. Na tarde da última terça-feira (25), ocorreu reunião com profissionais da saúde que acompanham e orientam os integrantes com medidas eficazes para deixar o vício.

Atualmente são nove participantes – todos que já pararam de fumar. Exemplos disso são os integrantes Nelcir Venazzi e João Maurício Borges. Nelcir largou o vício logo no mês de junho e João Mauricio no mês de julho. Para eles, foi difícil, mas os benefícios na qualidade de vida são percebidos. Conforme a coordenadora do Programa de Combate ao Tabagismo, Giovana Sorgatto, a etapa agora é de manutenção. “Eles contam como está o ambiente dentro da casa e de ficar sem o cigarro. Buscamos trabalhar com eles a motivação, a importância da continuidade do grupo, para que eles não tenham recaídas.”

O Dia Nacional de Controle do Câncer causado pelo Tabagismo é marcado nesta quinta-feira (27). Para Giovana, cuidar da saúde é primordial e garante qualidade de vida também para a família das pessoas. “Cada vez mais está comprovado cientificamente que o câncer, principalmente o de pulmão, 90% é em função do cigarro. Alertamos a população para que larguem o cigarro, que busquem alternativas. Os postos de saúde estão à disposição para auxiliar neste processo. Fiquem alerta, se a pessoa não tiver saúde não tem disposição para cuidar da família e nem de si mesma. Busquem ajuda, estamos aqui para ajudar,” destaca Giovana. O grupo de combate ao Tabagismo da ESF Alvorada prosseguirá até o mês de maio de 2015.

Patrícia Vanzin – Jornalista
Departamento de Comunicação e Cerimonial