Enfermeira e Psicólogas da Saúde participam de capacitação sobre Tabagismo

Xaxim – Nesta quinta-feira (27) foi o Dia Nacional de Controle do Câncer causado pelo Tabagismo. A Administração Municipal através da Secretaria de Saúde prioriza a capacitação dos profissionais para melhor atender a população em medidas preventivas e até curativas, visando auxiliar as pessoas a largarem o vício do cigarro. Para aperfeiçoar os conhecimentos, quatro profissionais da Saúde participam de capacitação em Xanxerê, no auditório da AMAI.

Participam da capacitação a Enfermeira Vanessa Valentini, e as Psicólogas Giovana Maria Sorgatto, Juliana Benatto Ferreira e Graziele Farina. A orientação visa a ampliação do Programa de controle do tabagismo e tratamento intensivo dos fumantes. A orientadora é a
psicóloga Rosa Maria Kirch. O curso iniciou na terça-feira (25) e encerra nesta sexta-feira (28).

Conforme a coordenadora do Programa de Combate ao Tabagismo em Xaxim, Giovana Sorgatto, o curso tem como objetivo capacitar profissionais da saúde para atuarem junto às unidades de saúde do município. “O nosso foco é desenvolver ações contínuas que visem o tratamento dos fumantes”, ressalta. A capacitação também tem o apoio do Ministério da Saúde, do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e Governo Estadual e Federal.

Patrícia Vanzin – Jornalista
Departamento de Comunicação e Cerimonial