Secretaria de Saúde atende mais de 300 homens no sábado D

Ação fez parte da Campanha Novembro Azul e mobilizou seis médicos durante o sábado

Xaxim – O trabalho iniciou no dia 1º de novembro. Todos os profissionais da Secretaria de Saúde e unidades do município se engajaram em prol do “Novembro Azul” – mês de conscientização acerca da saúde do homem. A ação final foi uma mobilização realizada no último sábado (29), com um dia todo para realização de exames. A organização foi do Governo Municipal através da Secretaria de Saúde.

Somente no sábado foram realizados 330 exames. Destes, 53 por livre-demanda, ou seja, atendidos sem agendamento. Foram 28 encaminhamentos para Urologista. Neste mutirão, a Secretaria de Saúde organizou cinco consultórios com seis médicos atendendo: Urologista Marcelo Zeni; Luis Felipe Diniz Fagundes (Vice-prefeito de Xaxim); Eduardo Militz da Costa, Marisa Tissiani, Fabio B. Batista, Rodrigo Zamprogna. Uma equipe de enfermagem também auxiliou nos atendimentos e na recepção. A Secretária de Saúde, Joseane Sampaio, também acompanhou a ação durante o dia. O atendimento iniciou às 8h e prosseguiu até às 16h, sem fechar ao meio dia.

Conforme Joseane Sampaio, o número de exames demonstra interesse dos homens em cuidar da saúde. “Durante o mês, as unidades de saúde contribuíram com agendamento especial para exames dos homens. Estamos felizes com o resultado da campanha e esperamos que eles se cuidem para garantir saúde de qualidade o ano inteiro”, salienta a Secretária.

Campanha Novembro Azul mobilizou profissionais e alertou homens acerca da Saúde

A campanha “Novembro Azul” contou com palestra, unidades de saúde decoradas em azul e o engajamento de todos os profissionais para orientar sobre medidas preventivas para os homens. Entre as ações do Novembro Azul, a Secretaria de Saúde promoveu no dia sete de novembro, uma palestra com Dr. Giuliano Fachini. Foram repassadas orientações sobre cuidados com a saúde e esclarecidas dúvidas acerca do câncer de próstata e doenças cardiovasculares.

Outra ação promovida pelo Governo Municipal foi o registro fotográfico nas unidades de saúde. Na primeira semana de novembro, a Secretária da Saúde Joseane Sampaio, o Vice-Prefeito Dr. Luis Felipe Diniz Fagundes e a Coordenadora da Atenção Básica Leandra Cavichiolli, visitaram as Unidades de Saúde de Xaxim. Conforme a Secretária Joseane, a ação valorizou o trabalho dos profissionais e auxiliou no reforço da campanha. A campanha Novembro Azul contou com o apoio do Lions Clube de Xaxim e da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE).

Patrícia Vanzin – Jornalista
Departamento de Comunicação e Cerimonial