Governo Municipal inicia grupo de combate ao tabagismo no Bairro Santa Terezinha

Xaxim – O primeiro passo para deixar o cigarro e estabelecer hábitos saudáveis foi cumprido por moradores do Bairro Santa Terezinha na tarde desta sexta-feira (5). O Governo Municipal através da Secretaria da Saúde e da Estratégia Saúde da Família (ESF) do Bairro Santa Terezinha iniciou as atividades do grupo de combate ao tabagismo. Auxiliarão no grupo, a coordenadora da Unidade Vanessa Valentini e o Médico Eduardo Militz da Costa.

É o primeiro grupo de combate ao tabagismo na Unidade que segue o formato determinado pelo Ministério da Saúde e pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA). O grupo terá duração de um ano e receberá acompanhamento de profissionais da saúde como médicos, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas e dentistas que orientarão os usuários para deixar o vício do cigarro. Os primeiros encontros acontecerão no mês de janeiro, após o recesso de final de ano. Gradativamente, os encontros serão realizados semanalmente, depois quinzenalmente e em seguida, passando para o período mensal.

O tratamento inicia com medicamentos e adesivos que são fornecidos pelo Governo Federal e podem ser usados por no máximo quatro meses, conforme a avaliação médica e a necessidade de cada paciente. No grupo também é definido o “dia da parada”, uma data definitiva para largar o vício.

De acordo com a Coordenadora do Programa de Combate ao Tabagismo, Giovana Sorgatto, para as pessoas pararem de fumar é necessária vontade própria. “O objetivo de realizar os grupos é o apoio que as pessoas oferecem umas as outras. É o suporte emocional, a motivação. A família do integrante e os demais do grupo podem compreender a situação do paciente e saber entender a situação nos momentos de abstinência. Depende da vontade de cada um, mas que recebe o apoio de muitas pessoas” destaca Giovana.

Patrícia Vanzin – Jornalista
Departamento de Comunicação e Cerimonial