Secretaria de Educação e Cultura discute plano de carreira dos profissionais

Xaxim – O Governo Municipal, através da Secretaria de Educação e Cultura, realizou na última segunda-feira (08), pelo segundo ano consecutivo, uma reunião com todos os profissionais da área da educação. Na oportunidade foram discutidos assuntos referentes ao plano de carreira dos profissionais, como a remoção e carga horária.

Conforme o Secretário de Educação do município, Gildomar Michelon, esse plano de carreira tem o objetivo de proporcionar um atendimento de qualidade para a população e também a valorização da profissão e vida do profissional. “Este é um assunto que me dá grande alegria. Como trabalho na rede educacional a mais de 22 anos, posso dizer que todo esse trabalho vem de uma luta muito intensa para construir um plano de carreira, de democracia para esses profissionais. Durante o período eleitoral, havíamos assumido o compromisso de realizar as modificações necessárias diante das leis que viessem”, declara Gildomar.

No ano de 2013, foi criada a lei que proporcionou a alteração da carga horária dos professores, as remoções que são realizadas todos os anos e também possibilitou o acesso de uma área para a outra. “No final de 2013 realizamos o primeiro processo e agora nesta semana efetuamos o segundo processo. Diante destes processos, temos o objetivo de oferecer uma dedicação exclusiva do profissional em uma unidade de ensino. Temos hoje profissionais que são efetivos 40 horas, porém possuem horas quebradas, as vezes trabalham 10 horas em uma primeira escola, 20 horas em uma segunda e mais 10 horas em uma terceira. Com o processo de remoção, conseguimos realizar as matriculas e abrir todas as vagas, assim os profissionais tem a possibilidade de escolher a vaga que melhor se encaixam, de acordo com a sua posição de classificação,” destaca o Secretário.

Patrícia Vanzin – Jornalista
Departamento de Comunicação e Cerimonial