Prefeito e vice de Xaxim recebem pastores evangélicos e representantes da Igreja Católica para tratar sobre o Abrigo Municipal e Programa Família Acolhedora

Na manhã desta segunda-feira (16), o Prefeito de Xaxim, Lírio Dagort e o vice-prefeito, Adriano Bortolanza, reuniram-se com os Pastores de Igrejas Evangélicas e representantes da Igreja Católica de Xaxim, para tratar sobre a situação do Abrigo Municipal e ainda sobre o Programa Família Acolhedora.

Durante a reunião, Prefeito Lírio explicou a situação atual do abrigo, que tem um custo mensal de R$ 39 mil aos cofres públicos. “Município e entidades religiosas se comprometeram em estimular e difundir o Programa Família Acolhedora, para garantir o direito destas crianças e adolescentes de permanecer em convívio familiar e comunitário”, pontuou o Prefeito.

Pastores e os representantes da Igreja Católica se comprometeram em divulgar o programa junto às famílias. A reunião aconteceu no gabinete e contou com a presença da Diretora de Assistência Social e Habitação, Eliete Gabiatti e da Psicóloga do Abrigo Municipal de Xaxim, Luanda Boschetti. Atualmente, 14 crianças e adolescentes estão sendo acolhidas – sete estão em famílias acolhedoras e sete encontram-se institucionalizadas no abrigo de Xaxim. O município de Xaxim busca parcerias com os demais municípios pertencentes à Comarca, para o auxílio mensal de recursos para a manutenção do abrigo.

O que é o Programa Família Acolhedora?

O Programa Família Acolhedora consiste em cadastrar e capacitar famílias da comunidade para receberem em suas casas, por um período indeterminado, crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social, dando-lhes acolhida, amparo, aceitação, amor e a possibilidade de convivência familiar e comunitária. Qualquer família pode se cadastrar para participar do Serviço. Após o cadastro, a família será devidamente capacitada para acolher a criança ou adolescente, e receberá acompanhamento da equipe técnica do Serviço de Acolhimento. As famílias interessadas em participar do programa, devem procurar o Departamento de Assistência Social para realizar o cadastro.