Secretaria de Agricultura auxilia produtores rurais na produção de silagem

Ainda nos primeiros dias de janeiro, a equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Xaxim iniciou o trabalho de produção de silagem nas propriedades do interior do município.  Ao todo, serão mais de 400 produtores rurais atendidos com o suporte na produção de silagem. Atualmente, o município possui quatro ensiladeiras com trator e carreto agrícola e mais 10 ensiladeiras terceirizadas, que estão trabalhando diariamente nas propriedades rurais.

Nesta quarta-feira (18), o Vice-prefeito Adriano Bortolanza, acompanhado do Vereador e Engenheiro Agrônomo da Secretaria, Volnei Dervanoski, visitou as propriedades rurais para acompanhar de perto o trabalho que está sendo realizado. “Estamos visitando os agricultores para ouvir as demandas de serviço e principalmente, para acompanhar o trabalho que a prefeitura está realizando. Nosso objetivo é estar mais próximo dos agricultores e atender, na medida do possível, as demandas de cada um”, frisou Bortolanza.

O agricultor Carlos Matielo, morador da Comunidade de Florindo Folle, destacou que a parceria com o município é muito importante para garantir a produção de silagem, que é uma alternativa de alimentação para o gado leiteiro, principalmente nos meses de inverno. “Aqui na propriedade, nossa produção é de aproximadamente 12 mil litros de leite por mês e a silagem irá garantir a alimentação do gado nos meses de inverno. É bom ver que o vice está visitando os agricultores e fiscalizando o trabalho”, pontuou.

A cadeia leiteira de Xaxim possui hoje, aproximadamente um plantel de 10 mil animais, que são responsáveis pela produção mensal de três milhões de litros de leite. Além do serviço de silagem, a Secretaria de Agricultura presta auxílio aos produtores com orientações técnicas e distribuição de adubo orgânico e ainda disponibiliza uma retroescavadeira para aberturas de valas para estocagem da silagem.