APAE e Secretaria de Saúde de Xaxim promovem curso sobre Prevenção às Deficiências

Um curso sobre “Prevenção às Deficiências” foi promovido durante essa segunda-feira (27) no auditório da Câmara de Vereadores em Xaxim. A ação faz parte de uma iniciativa da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) por meio de um programa de prevenção de deficiências. Também foram parceiros da ação a Secretaria de Saúde de Xaxim e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

A Instrutora do curso foi a Pedagoga Sônia Raquel Einsfeld que abordou sobre os sinais de alerta desde antes até após o nascimento dos bebês e sobre a necessidade de atenção dos pais quanto a sintomas e demais comportamentos que possam indicar possíveis deficiências.

O público-alvo da capacitação foram todos os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que trabalham diretamente na visitação das famílias e podem orientar quanto à prevenção. O curso teve duração de oito horas e foi acompanhado pela Assistente Social da APAE de Xaxim, Mara Magela Gai Corseiul.