Secretaria de Saúde de Xaxim retoma grupos de acompanhamento do NASF

Integrar e promover a saúde da população. Essas são algumas das metas dos grupos coordenados pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), da Secretaria de Saúde de Xaxim. Os profissionais são suporte para as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e aproximam comunidade e atenção básica em saúde.

Os grupos contarão com o apoio da equipe multiprofissional composta por Psicólogo, Assistente Social, Educador Físico, Médico, Enfermeiro e Terapeuta Ocupacional para atendimento. Os profissionais da ESF ficarão responsáveis pelo encaminhamento e orientação quanto ao funcionamento dos grupos de Oncologia, Hiperdia, Diabéticos e Hipertensos, grupo de Cuidadores e grupo de Dor Crônica e Hiperutilizadores. 

Conforme a Secretária de Saúde de Xaxim, Leni Coelho Granzotto, quatro grupos serão iniciados em julho. “Encontramos algumas dificuldades neste início de ano, pois os grupos já estavam parados há algum tempo. Estruturamos nossa equipe para poder prestar esse atendimento que é fundamental para a população e é mais uma das maneiras efetivas e eficazes de promover conscientização e saúde preventiva para a comunidade xaxinense. O objetivo desses grupos é humanizar cada vez mais o atendimento e melhorar a autoestima dos nossos usuários. Em breve, vamos retomar ainda o grupo de gestantes” explana a Secretária.

Os encontros serão realizados mensalmente na sede da Associação de Idosos Aconchego.

 

 

Jornalista Meriana C. Peri

 

Assessora Especial de Gabinete