Prefeitura de Xaxim comemora êxito no Projeto OdontoSesc

Proporcionar saúde e bem-estar aos xaxinenses, além de elevar a autoestima da comunidade, motivou a Prefeitura de Xaxim a firmar a parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e trazer ao município a unidade móvel do OdontoSesc. No dia 15 de maio a estrutura, preparada na Praça Frei Bruno, foi apresentada e os atendimentos clínicos começaram no dia seguinte. Até o último dia 14 deste mês, um total de 41 dias úteis de trabalho em prol dos munícipes, 6.754 atendimentos foram realizados. Ao término das atividades, o saldo é animador: Xaxim venceu todas as metas.

Os atendimentos clínicos se aliaram às ações educativas de cunho preventivo, que foram realizadas em escolas, com grupos de crianças e adolescentes, de mulheres, homens, mães, gestantes e idosos. “Visamos dar autonomia às pessoas no cuidado da saúde e prevenção de doenças bucais e, para que isso fosse alcançado, ensinamos a fazer a escovação correta, além de utilizarmos vídeos educativos e aplicação de dinâmicas. Palestras sobre alimentação saudável e prática de exercícios físicos também agraciaram as ações”, explicou a Coordenadora e Odontóloga Claudia Mara Jagnow.

Para o Vice-prefeito Adriano Bortolanza, atividades como às desenvolvidas pelo OdontoSesc exemplificam a busca constante da Prefeitura de Xaxim por parcerias, convênios e ações especiais que possam beneficiar ainda mais a comunidade. “Cuidar das pessoas é o nosso lema de trabalho. É nisso que os nossos esforços estão concentrados e é para isso que trabalhamos todos os dias. Parabenizo ao Sesc e a todos os profissionais envolvidos nesta atividade pelo desempenho. Prevíamos atender 6.750 pessoas e ultrapassamos esse limite, sem contar nas famílias que serão beneficiadas, pois os filhos, o esposo ou a esposa atendidos servirão de instrumento de orientação dentro dos lares”.

ATENDIMENTOS REALIZADOS

Durante os 41 dias de trabalho do OdontoSesc em Xaxim, foram realizados 34 atendimentos de urgência; 612 radiografias; 997 restaurações; 180 cirurgias; 704 raspagens; receitadas 33 medicações; 154 atendimentos relacionados ao canal dentário; e 2.668 aplicações tópicas de flúor, orientações e outras atividades de prevenção a doenças.

Janquieli Ceruti

Assessora de Imprensa da Prefeitura de Xaxim