Secretaria de Saúde de Xaxim disponibiliza vacinas contra o HPV para meninos de 11 a 15 anos incompletos

O Ministério da Saúde anunciou nesta semana, a ampliação da oferta da vacina contra o HPV – papilomavírus humano, para meninos de 11 a 15 anos incompletos (até 14 anos, 11 meses e 29 dias). Segundo o Ministério, o objetivo da medida é aumentar a cobertura da vacina em adolescentes do sexo masculino, fortalecer as ações de saúde e contribuir para o aumento da proteção também nas meninas.

Em Xaxim, as doses da vacina já estão disponíveis na Sala de vacinas, localizada junto à ESF Central. De acordo com a enfermeira responsável pela Imunização, Elizete de Souza, os meninos de 11 a 14 anos de idade, acompanhados de pais ou responsáveis, já podem procurar a sala de vacinas para receber a imunização. “Já estamos com as doses disponíveis e solicitamos que os meninos que estão nesta faixa etária procure a sala de vacinas para a imunização que é muito importante. Nas próximas semanas, a equipe também visitará as escolas, para ofertar a vacina”, comentou.

 Para os adolescentes do sexo masculino que iniciarão a primeira dose da vacina HPV aos 14 anos, a segunda dose deverá ser administrada com intervalo mínimo de seis meses e máximo de até 12 meses. A vacina contra o HPV contribui para redução da incidência do câncer de colo de útero e vulva nas mulheres. A imunização também previne câncer de pênis, ânus, verrugas genitais, boca e orofaringe.

 

 

 

Jornalista Meriana C. Peri

Assessora Especial de Gabinete