Prefeito Lírio e Vice Adriano comemoram sucesso nas cirurgias de catarata

Os 27 xaxinenses que foram a São Lourenço do Oeste na manhã de hoje (27) para passar pela cirurgia de catarata no Hospital da Fundação retornaram ao município ainda no fim da tarde desta quinta-feira e foram recepcionados pelo Secretário de Administração Geverson Giacomelli, pela Secretária de Saúde Leni Coelho Granzotto e pelo Diretor Geral de Saúde Davi Provensi Machado. Em poucas horas, os pacientes do 1º Mutirão de Cirurgias de Catarata do Oeste Catarinense, que aguardavam pelo procedimento, voltaram confiantes em uma vida nova.

Conforme o Prefeito Lírio, é satisfatório oferecer qualidade de vida, saúde e bem-estar aos xaxinenses. “Fico muito satisfeito e feliz por mais essa iniciativa concretizada. Se essas cirurgias fossem pagas no sistema particular custariam, pelo menos, R$ 5 mil cada. Então, sabemos da importância deste apoio a nossa comunidade”.

Para o Vice-prefeito Adriano, que às 5h da manhã acompanhou a saída dos pacientes de Xaxim, é constante a busca por recursos e serviços que beneficiem os xaxinenses. “Nossos esforços são incessantes para que possamos cuidar da nossa gente. A cirurgia de catarata representa uma grande mudança para essas pessoas que tanto precisavam”.

De acordo com a Secretária Leni, a Clínica Cristalink, prestadora do serviço, realizou o credenciamento pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Santa Catarina (CIS/Amosc). “No mês que vem esses pacientes retornarão para a reconsulta e aqueles que precisarem farão a cirurgia no segundo olho. Xaxim foi o primeiro, mas os 51 municípios do Oeste catarinense serão beneficiados”, acrescentou.

Dona Carmen Tedesco, de 78 anos, foi uma das xaxinenses beneficiadas. “A expectativa é boa, pois há muitos anos sonho em enxergar bem”, expôs ela. Já o senhor Adair Fusqueira, de 56 anos, destacou que a dificuldade em enxergar prejudicava ações simples do dia a dia. “   Eu tinha muita dificuldade para dirigir. Agora terei mais segurança em pegar o volante”.

Janquieli Ceruti