Governo de Xaxim reúne profissionais para debater acessibilidade municipal

Engenheiros Civis, Arquitetos e Técnicos em edificações participaram, na tarde desta quarta-feira (18), de uma reunião com o Prefeito em Exercício de Xaxim, Adriano Bortolanza. O encontro que aconteceu no Gabinete Municipal contou com a presença dos Engenheiros Civis, Thaynara Verginassi e Alexandre Picolotto e Arquiteto Juliano Cacciatori, e ainda do Procurador Geral do Município, Silas Parisotto, e teve como objetivo principal a explanação das normas de acessibilidade.

Organizada pelo Prefeito Adriano, a reunião debateu questões relacionadas ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Município de Xaxim e o Ministério Público no ano de 2015. Durante a reunião, a equipe técnica do município ressaltou que as exigências das normas de acessibilidade são ainda do ano de 2004, porém, o prazo para o cumprimento das mesmas se encerra ao término deste ano. A equipe e o Procurador reforçaram aos profissionais que a partir de 2018 não será mais realizada a liberação de Alvarás e Habite-se pelo Setor de Engenharia sem o cumprimento integral das normas legais.

O Prefeito em Exercício observou que a reunião com a categoria faz parte do planejamento de trabalho da atual gestão e que o foco principal é de agilizar e evitar custos extras aos proprietários de edificações do município. “Os profissionais foram convidados para que pudéssemos ouvir suas demandas e necessidades e também orientar referente a detalhes de projetos e fluxo de trabalho do Setor de Engenharia. O Prefeito Lírio e eu estamos ouvindo as categorias para que possamos melhorar o atendimento prestado aos xaxinenses e contribuir para a diminuição de transtornos e de alterações de projeto para o profissional, proprietário e Administração Municipal”, destacou Bortolanza.

Após consulta ao grupo de profissionais, o Prefeito Adriano estabeleceu que nas terças e sextas-feiras o Engenheiro Alexandre irá dedicar-se no período vespertino para atender os profissionais da área para sanar dúvidas e repassar orientações referentes aos projetos. Ao término, Bortolanza agradeceu a presença e destacou que “o momento foi muito proveitoso para ficar mais próximos da categoria, tendo em vista a participação expressiva e as contribuições dos profissionais”, finalizou.

Jornalista Meriana Chemin Peri

Assessora Especial de Gabinete