Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente destaca assistência técnica oferecida aos produtores rurais de Xaxim

O Governo de Xaxim, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, adquiriu duas máquinas semeadoras, que estão sendo utilizadas no plantio de pastagens de inverno. O incremento no parque de máquinas da Secretaria possibilitou maior assistência técnica aos produtores agropecuários, principalmente, em relação às pastagens.

De acordo com o Engenheiro Agrônomo da Secretaria, Volnei Dervanoski, “esses implementos evitam a remoção do solo, pois o plantio é realizado de forma direta para evitar a erosão da área plantada. Com isso, reduz perdas do solo, possibilita menor custo de plantio, facilita a adubação das pastagens e melhora a fertilidade do solo”.

BOVINOCULTURA FORTALECIDA

Dervanoski cita também a assistência técnica prestada aos bovinocultores leiteiros. “Na propriedade de Gustavo Dal Bianco, em Linha Fazenda Santo Antônio, por exemplo, o bovinocultor leiteiro recebeu os serviços da semeadora de pastagens que servirão de alimento para o rebanho. A estação mais fria do ano se aproxima e essa garantia de produtividade tranquiliza e motiva os produtores”.

O Engenheiro Agrônomo destaca ainda a assistência técnica prestada aos agricultores em toda a cadeia produtiva de grãos e outras atividades no campo. “Todo o trabalho realizado nas propriedades tem acompanhamento do Técnico em Agropecuária, Luiz Fernando Corona, que auxilia a forma correta do plantio, aproveitando melhor o solo e a quantidade de semente. Além do mais, é fundamental destacar a atenção dada pelo Prefeito Lírio e Vice Adriano desde o começo da gestão aos mais de mil produtores dos mais diversos seguimentos agrícolas do município. Eles investiram em tecnologia e em profissionais para incentivar esses produtores a permanecer no campo”, finalizou.

Jornalista Janquieli Ceruti