Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Xaxim conclui coleta de dados do Censo Escolar 2018

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Xaxim concluiu nesta semana, a coleta dos dados do Censo Escolar 2018. O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da Educação Básica e o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro. Os resultados apurados têm consequências diretas sobre os principais programas, projetos e ações implementados pelo Ministério da Educação e pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Educação.

As escolas da Rede Municipal de Ensino de Xaxim iniciaram a coleta dos dados no dia 30 de maio, data base do Censo e, finalizaram na última terça-feira (31), alcançando 100% dos dados.  O Censo é realizado anualmente através de um sistema informatizado que tem o objetivo de levantar os dados da escola, turma, aluno e profissional escolar.

O Secretário Municipal de Educação e Cultura, Professor Rubens Marafon, parabenizou a todas as escolas e profissionais da Educação pelo empenho e dedicação para que o município coletasse 100% dos dados.

“Agradeço a cada escola, assistentes pedagógicos e a todos os servidores da Secretaria Municipal de Educação e Cultura pelo empenho no processo do Censo Escolar 2018.  O número de matrícula nas redes públicas de ensino é a base de cálculo para redistribuição de recursos do Fundef – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério, portanto, o Censo Escolar de 2018 terá implicação direta sobre o recebimento dos recursos para o financiamento do ensino fundamental do ano 2019. Além disso, o número de matrículas informados no Censo Escolar incide diretamente na distribuição do Livro Didático, da Merenda Escolar, do Transporte Escolar e do repasse de recursos do programa Dinheiro na Escola”, reforçou o Secretário.

Jornalista Meriana Chemin Peri

Assessora Especial de Gabinete