Viveiro Municipal de Xaxim produz 60 mil mudas de flores da estação e mais de 3 mil mudas de hortaliças

Bem verdinhas e viçosas. Assim estão as mais de 60 mil mudas de flores e as aproximadamente três mil mudas de hortaliças nos canteiros do Viveiro Municipal de Xaxim. A produção nos canteiros conta com a coordenação da equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e da supervisão do Técnico em Agropecuária, Luiz Fernando Corona.

Na manhã desta sexta-feira (28), o Prefeito de Xaxim, Lírio Dagort e o Engenheiro Agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Volnei Dervanoski visitaram o local. Na oportunidade, o Prefeito Lírio ressaltou que “é um orgulho e uma satisfação poder ver que o trabalho rende flores e frutos por aqui. Com o cuidado da equipe que de segunda a segunda cuida com carinho dessas mudas, podemos embelezar ainda mais nossa cidade e alimentar também muitos xaxinenses, com as mudas de hortaliças que disponibilizamos”.

Nos canteiros das flores estão mudas de sálvia, tagete, e variedades da estação. Já nos canteiros das hortaliças, mudas de alface, chicória, temperos e também algumas variedades de frutas, como melão e melancia. Conforme o Engenheiro Agrônomo Volnei Dervanoski, “a produção do viveiro é priorizada para espaços públicos e depois é fornecida para entidades, comunidades e particulares. A produção das flores se destina ao embelezamento da cidade, através do projeto Xaxim Colorido”, destacou.

As mudas de hortaliças estão disponíveis para a comunidade de segunda a sexta-feira na sede da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, no Centro. O Viveiro Municipal possui área de 348 m² de sombrite, um barracão de 96m² e está localizado no Bairro Primavera. A reativação do Viveiro Municipal e o projeto Xaxim Colorido foram destaque estadual no Congresso de Prefeitos realizado em Florianópolis, durante o mês de junho deste ano.

Jornalista Meriana Chemin Peri

Assessora Especial de Gabinete