Secretário Geverson expõe principais ganhos da Secretaria Municipal de Administração para a cidade e interior de Xaxim

Responsável pela gestão de equipe, desenvolvimento e evolução de projetos, acompanha diariamente a condução dos trabalhos administrativos, priorizando o bom andamento da administração, avaliação do desempenho de metas, redução de despesas, avaliação e planejamento dos investimentos e zelo pelo patrimônio público. Durante o ano de 2018, o Secretário Municipal de Administração, Geverson Giacomelli, atendeu aproximadamente 2 mil pessoas, entre demanda de munícipes, entidades, representantes comerciais e diversos profissionais autônomos. Ainda, acompanhou os trabalhos da Secretaria Municipal de Fazenda, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e da Secretaria da Mulher, Juventude e Terceira Idade.

Para o Secretário Geverson, “o ano foi de importantes conquistas. Iniciamos o ano com contratos vigentes, o que facilitou e agilizou os serviços. Além das novidades implantadas neste ano, a modernização dos ambientes de trabalho e da frota agilizarão os trabalhos no próximo ano. Contamos com uma equipe comprometida, que tornou realidade os planos deste ano e que já demonstra expectativa para o que se aproxima. Agradeço ao Prefeito Lírio e ao Vice Adriano pela confiança e reconhecimento, que tornou possível o ano de realizações e missões cumpridas”.

Feiras e Eventos

A realização da 1ª Feira da Novilha e Gado Leiteiro, em fevereiro deste ano, entrou para a história de Xaxim, assim como mais uma edição da Festa Municipal do Idoso. Além destas, a Secretaria Municipal de Administração promoveu nestes dois anos as festividades do Natal Encantado de Xaxim. E, neste ano, também foi realizado o Mutirão de Castração Móvel, que aconteceu pela primeira vez no município e objetivou o controle de zoonose com resultados que serão colhidos a médio e longo prazo com a diminuição e o controle dos animais de rua.

*Informática*

Na área da informática, a Secretaria Municipal de Administração reestruturou os setores e investiu em novos móveis e computadores, além de unificar o sinal de internet e criar uma rede lógica única, onde o acesso é restrito e traz mais tecnologia, velocidade e segurança dos dados e informação dos sistemas. Também, aconteceu a substituição do equipamento de servidor, que trouxe agilidade, velocidade, segurança e força de processamento de dados, tudo isso para dar suporte aos mais de 300 computadores conectados à rede.

Frota

Neste ano, aconteceu a implantação do rastreamento de frota por meio de cartão magnético, objetivando maior controle, economia de combustível, segurança e zelo do patrimônio público. Também, foi adquirida uma camionete com equipamento cesto aéreo, que será utilizado nos reparos e conservação da rede de iluminação pública.

Reformas e Projetos

Em 2018 a Casa Mortuária do Bairro Alvorada foi reformada e também aconteceram melhorias no Cemitério Municipal Frei Plácido Rohlf. Entre os projetos de maior destaque está o novo Terminal Rodoviário; da Biblioteca Municipal e do Baú do Artesanato; ampliação do projeto de iluminação pública, instalação de 306 luminárias de LED nos trevos, avenidas e principais acessos do município, com o objetivo principal de economizar, modernizar e aumentar a segurança, num total investido de R$ 427.850. Também aconteceu a implantação das câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos da cidade, que trouxeram maior controle e segurança aos munícipes, e a pintura de faixas de trânsito e embelezamento da cidade.

Agricultura e Meio Ambiente

De acordo com o Secretário Geverson, neste ano foram compradas duas ensiladeiras, um distribuidor de adubo líquido, um distribuidor adubo orgânico e dois carretões basculantes. Também, foram prestadas 2.503 horas-máquina pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Ainda, entre terceirizados e da Secretaria, os inseminadores realizaram 4 mil procedimentos de inseminação. Também, foram adquiridas 500 doses de sêmen sexado, com objetivo de aumentar a produção de leite. Para embelezar a cidade, foram plantadas 60 mil flores de inverno, 55 mil flores de verão, sem contar as 75 mil e 600 mudas de hortaliças plantadas.

O Secretário lembrou ainda do Projeto Xaxim Sustentável com a aquisição de um container permanente para depósito de lixo eletrônico, que custou 14 mil com subsídio próprio da Prefeitura.

Jornalista Janquieli Ceruti

Assessora de Imprensa