6ª Conferência Municipal de Saúde acontece durante todo o dia em Xaxim

Com o objetivo de preparar a comunidade xaxinense para a 16ª Conferência Nacional de Saúde e para debater o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, o Governo de Xaxim, por meio da Secretaria de Saúde realiza hoje (15) a 6ª Conferência Municipal de Saúde, na Sociedade Recreativa e Cultural de Xaxim (SRCX).

A Conferência Municipal será realizada das 8h às 16h30 e é voltada para profissionais da saúde, conselheiros municipais, e comunidade xaxinense. Conforme o Secretário Municipal de Saúde, Davi Provenzi Machado, “a Conferência tem como meta avaliar a situação da saúde pública, elaborar propostas a partir das necessidades e participar da construção do Plano Plurianual (PPA) e dos Planos Municipal, Estadual e Nacional de Saúde”.

Ainda segundo o Secretário Davi, “ao final da Conferência serão escolhidos os delegados que irão participar das etapas estadual e nacional. Por isso, convidamos a todos os nossos profissionais ligados à Secretaria para que participassem e colaborassem conosco nestas decisões. Já estamos realizando um aprofundado e amplo serviço à nossa comunidade, especialmente por meio dos mutirões de cirurgias, mas sabemos que é possível ir sempre além em prol da saúde dos nossos munícipes”.

Já o Vice-prefeito Adriano Bortolanza expôs que “esse é um momento muito importante para a história do nosso município. É a oportunidade de termos voz perante as definições, municipais, estaduais e nacionais e melhorarmos o sistema de saúde que nos é ofertado. Enquanto município, estamos sempre trabalhando para oferecer o melhor à nossa população e a Conferência vem para somar neste processo. Parabenizo ao Secretário Davi, também em nome do Prefeito Lírio que não pôde estar presente por estar em viagem em busca de recursos para o nosso município e cumprindo agenda da Fecam, e à toda a equipe de profissionais da Saúde presentes neste evento”.

A Conferencista do evento, Patrícia de Faria, ressaltou que “além da Atenção Básica, o município de Xaxim realiza muito mais do que a obrigação legal por meio de cirurgias, consultas, exames e medicamentos. Desta maneira, é nítido que o Prefeito, Vice e Secretário de Saúde compreendem a importância desta área para o bem-estar e desenvolvimento do município como um todo. É uma honra fazer parte deste momento e guiar as discussões que resultarão nos apontamentos feitos pelos profissionais que integram a Conferência”, finalizou.

A mesa de honra também foi composta pelo Secretário Municipal de Administração, Melchior Berté; Secretário Municipal de Educação e Cultura, Professor Rubens Marafon; Secretário Municipal de Assistência Social e Habitação, Juliano do Prado de Lima; Presidente da Câmara de Vereadores de Xaxim, Inácio Luiz Bracht; pelo Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Nilvo Rissi; e pelo Representante dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), Stefanno Moreira.

COMUNICADO

A Secretaria Municipal de Saúde comunica que, em virtude da realização da 6ª Conferência Municipal de Saúde, nesta sexta-feira (15), das 08h às 16h30, as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) estarão fechadas para que os profissionais possam integrar o evento e participar das discussões em prol da comunidade xaxinense.

Jornalista Janquieli Ceruti

Jornalista Meriana Chemin Peri