Município de Xaxim busca cooperação técnica para solucionar problemas de drenagem urbana e prevenir alagamentos

Com o objetivo de solucionar os problemas de drenagem urbana e prevenir alagamentos e inundações no município, o Governo de Xaxim está realizando uma parceria com a Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó, por meio do Curso de Engenharia Civil, para desenvolver um projeto de cooperação técnica de macro e microdrenagem pluvial urbana.

Na tarde desta terça-feira (02), estiveram reunidos na sala de reuniões do município, o Prefeito de Xaxim, Lírio Dagort, o Procurador do Município, Silas David Parisotto, os professores docentes do curso de engenharia civil da Unochapecó, Professora Doutora Eliz Paula Manfroi, Professor Mestre Plinio Seidler, além do Coordenador Regional de Defesa Civil do Estado, Luciano Peri, dos integrantes da Defesa Civil Municipal, e engenheiros do município.

Durante a reunião, o Prefeito Lírio expôs as dificuldades do município quando da ocorrência de fortes chuvas e observou que “o município está fazendo esse projeto de cooperação técnica com a Unochapecó, visando realizar um estudo para solucionar este problema tão antigo e que nos preocupa tanto, que é a questão dos alagamentos e inundações. Esta parceria é muito importante para buscarmos as soluções necessárias e para implementarmos ações mais efetivas”, frisou.

O Procurador do Município, Silas David Parisotto, que conduziu a reunião destacou que “esse primeiro encontro com o corpo técnico do curso de Engenharia Civil da Unochapecó foi importantíssimo. Pudemos apresentar nossas demandas e ouvir os procedimentos necessários para a elaboração e conclusão desse grande projeto. Agradecemos de antemão a atenção do professor Plínio e da professora Eliz e ao coordenador do curso que sinalizou positivamente ao nosso pedido de auxílio e que possibilitou essa participação da universidade neste amplo projeto que estamos realizando”, reforçou.

O município de Xaxim irá realizar estudos hidrológicos das sub bacias, prevendo a expansão urbana atual e futura, estudos hidráulicos para avaliação da capacidade de escoamento das sub bacias e, ainda, irá elaborar o o plano diretor de drenagem urbana.

Jornalista Meriana Chemin Peri

Assessora Especial de Gabinete