Secretaria Municipal de Saúde oferece capacitação aos agentes de saúde e de endemias de Xaxim

A Secretaria Municipal de Saúde por meio da Coordenação de Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica realizou nesta terça-feira (02) uma capacitação para todos os agentes comunitários de saúde e agente de endemias. O momento objetivou trabalhar as atribuições pertinentes às categorias profissionais de acordo com a nova Política nacional de atenção básica (PNAB) a qual prevê a articulação entre esses profissionais para uma melhor eficiência nas ações de saúde. Ainda, durante a capacitação, foram repassadas orientações sobre a Tuberculose, doença que apresentou um crescimento significativo nos últimos meses no município, e também sobre a vacinação da Influenza, que terá início na próxima quarta-feira (10).

De acordo com a Coordenadora da Atenção Básica, Enfermeira Cristiane Lanzzarin, “há uma grande necessidade de incentivarmos nossos munícipes a cuidarem de sua saúde. A prevenção deve ser a principal estratégia a ser adotada por todos os profissionais de saúde, por isso a importância dessas capacitações.

Já a Coordenadora da vigilância Epidemiológica, Elizete de Souza, destacou que “os agentes precisam manter-se atualizados sobre os principais problemas de saúde existentes no município, pois eles têm um papel fundamental de levar informações às pessoas através das visitas domiciliares bem como atuarem como elo entre a comunidade e os setores da saúde”.

Conforme o Secretário Municipal de Saúde, Davi Provenzi Machado, “é uma satisfação muito grande proporcionar esse momento aos nossos profissionais da Saúde, nossos agentes que prestam um serviço tão importante. Devidamente capacitados, nossos profissionais têm mais condições de atender devidamente a nossa comunidade e isso é prioridade para nós da Secretaria e do Governo Municipal como um todo”, finalizou.

Jornalista Janquieli Ceruti

Assessora de Imprensa