Município de Xaxim integra 20 pacientes em Mutirão de Cirurgias Ortopédicas de Próteses de Joelho

O anúncio de R$ 2 milhões em recursos próprios do município para 260 procedimentos cirúrgicos de coluna e 20 procedimentos de colocação de próteses de joelho, feito no último mês pelo Prefeito Lírio Dagort e Vice-prefeito Adriano Bortolanza, trouxe alegria para centenas de lares xaxinenses e, grupo por grupo, as vidas vão sendo transformadas. Na manhã de hoje (04), foi a vez dos 20 pacientes que integram o Mutirão de Cirurgias Ortopédicas de Próteses de Joelho saírem de Xaxim rumo à Associação Hospitalar Beneficente São Vicente de Paulo, de Passo Fundo/RS.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Davi Provenzi Machado, “nove dos 20 pacientes que viajaram rumo a Passo Fundo já irão passar pela operação entre hoje (04) e amanhã e os demais passarão por avaliação para posterior cirurgia. Sentimos um alívio muito grande por saber que, em breve, esses nossos munícipes estarão livres das dores que os acompanha há anos. Eles estão sendo muito bem tratados por todos os profissionais do São Vicente de Paulo e logo voltarão para o aconchego das famílias, mas agora mais saudáveis e felizes”.

Conforme o Prefeito Lírio Dagort, “o mutirão de hoje é mais uma prova do amor e cuidado que temos pelos nossos xaxinenses. Convivendo com a dor há muito tempo, eles sonhavam com essas próteses, que custam caro e não estavam ao alcance de todos, e agora poderão viver com mais tranquilidade e bem-estar graças à boa gestão dos recursos públicos que estamos fazendo e à prioridade com que tratamos a Saúde. Parabenizo ao Secretário Davi, à toda a equipe da Secretaria e às nossas famílias xaxinenses pela confiança”.

Para o Vice-prefeito Adriano Bortolanza, “os números demonstram a qualidade, agilidade e a resposta rápida do atendimento da Saúde de Xaxim. Já foram realizadas mais de 1.330 cirurgias eletivas realizadas em 90% com recursos próprios e há muito para ser feito e que iremos executar, como é o caso destes 260 procedimentos cirúrgicos de coluna e 20 procedimentos de colocação de próteses de joelho. Ficamos muito felizes por esses pacientes que já foram atendidos hoje e ansiosos para que todos tenham suas vidas transformadas”, finalizou.

Jornalista Janquieli Ceruti