Aqui a Fila Anda: Governo de Xaxim reúne pacientes para celebrar início do Mutirão de Cirurgias Ortopédicas de Coluna

A espera acabou para 260 xaxinenses que aguardavam há anos na fila, alguns deles a uma década, por cirurgias de coluna que deveriam ser custeadas pelo Estado muito tempo antes, mas que nunca aconteceram. No final da tarde de ontem (24), reunidos no auditório da Câmara de Vereadores de Xaxim, o misto de ansiedade e alegria tomou conta dos pacientes, que ouviram seus nomes sendo anunciados na lista de cirurgias contempladas pelo Mutirão e pagas integralmente com recursos próprios do Governo de Xaxim. O investimento de R$ 2 milhões em procedimentos cirúrgicos de coluna e 20 procedimentos de colocação de próteses de joelho, já realizadas, foi mais uma vez garantido pelo Prefeito Lírio Dagort, Vice-prefeito Adriano Bortolanza e pelo Secretário Municipal de Saúde, Davi Provenzi Machado e celebrado por todos os pacientes e seus acompanhantes.

O grupo, que passará por avaliação e, dependendo da necessidade, por cirurgia na Associação Hospitalar Beneficente São Vicente de Paulo, de Passo Fundo/RS, também ouviu o depoimento emocionado do Diretor Administrativo da Unidade II daquele hospital, José Carlos Nascimento, que relatou que “a ação do Governo de Xaxim é inédita na história do São Vicente de Paulo. Em tantos anos de trabalho, nós nunca havíamos presenciado nada parecido com o que está sendo feito pelo Prefeito Lírio, Vice Adriano e toda a equipe da Saúde de Xaxim. Além destas, tantas outras cirurgias já foram realizadas por nós a pedido deles, e é incrível a transformação de quando o paciente chega para quando ele retorna para casa e isso também nos completa de satisfação. Expresso nesta noite os meus parabéns, em nome de todo o hospital, para esses verdadeiros gestores de Xaxim”.

Para o Secretário Municipal de Saúde, Davi Provenzi Machado, “o momento de hoje é a celebração de um trabalho que iniciou desde que assumimos e que graças à boa gestão de recursos do Prefeito Lírio e Vice Adriano é realidade. O hospital onde os pacientes serão atendidos não atende pelo SUS, sendo assim, os R$ 2 milhões investidos para que todas essas cirurgias possam acontecer são 100% fruto de recursos do município. É o dinheiro público que realmente retorna em serviços para a população! Com essas cirurgias, que começarão nas próximas semanas, ultrapassaremos as 1.500 feitas até este ano por meio do Programa Aqui a Fila Anda e seus mutirões de cirurgias. São dados a serem comemorados, afinal, a vida de milhares de famílias foram e estão sendo transformadas”.

Já o Vice-prefeito Adriano Bortolanza expôs que “cada uma destas histórias de vida importa para nós. É inaceitável que estes xaxinenses estejam vivendo a tantos anos com dor, sem poder se locomover, trabalhar e aproveitar seus dias com a qualidade necessária. Se o Estado não consegue custear o que é dele por dever, então que sejamos nós, gestores municipais, a abraçar a causa e lutar para que essas cirurgias aconteçam e a saúde possa ser reestabelecida. O Prefeito Lírio e eu sempre deixamos claro que a meta é cuidar das pessoas e isso se faz, em primeiro lugar, garantindo a saúde plena a todos. Por isso, é uma alegria muito grande reforçar o anúncio a essas centenas de munícipes e, em pouco tempo, poder acompanhar a transformação em suas vidas”.

Muito emocionado com a dimensão que os mutirões de cirurgias alcançaram, o Prefeito Lírio Dagort expressou aos pacientes e seus familiares que aquele foi um dos dias mais felizes de sua vida, pois conforme ele “a responsabilidade com a máquina pública garantiu que o sonho de uma vida sem dor pudesse ser realidade a milhares de xaxinenses. Sabemos que diariamente a Secretaria Municipal de Saúde é procurada pelos nossos munícipes que há tantos anos esperaram para serem devidamente atendidos e que por conta disso a demanda é grande e sempre crescente. Porém, nós estamos confiantes de que conseguiremos zerar as longas filas de espera que existiam na Saúde nas mais diversas especialidades. Esses R$ 2 milhões, além do montante já investido até aqui, transformarão a qualidade de vida do nosso município. Em pouco tempo, a cidade toda poderá ver a alegria voltando aos rostos dos nossos xaxinenses e é justamente para isso que assumimos esse compromisso”, finalizou.

Na oportunidade, pacientes ressaltaram a expectativa com as cirurgias e o benefício que as mesmas trarão em suas vidas. O ato foi acompanhado por servidores públicos municipais, vereadores, empresários, representantes de entidades e membros da comunidade.

Jornalista Janquieli Ceruti

Assessora Meriana Chemin Peri