Combate à violência doméstica: orientação em salões de beleza e Cine Debate marcam a semana em Xaxim

O mês de agosto está sendo marcado por ações de combate à violência contra a mulher, em Xaxim. Uma das iniciativas são as visitas em salões de beleza, orientando sobre as formas de denunciar e divulgando as demais atividades programadas pela Administração Municipal no Agosto Lilás.

“Precisamos falar sobre o assunto, difundir as orientações. Normalmente, as mulheres têm muita confiança com suas cabeleireiras e manicures. Não necessariamente que elas irão relatar a situação de violência que vivem, mas o material de divulgação que deixamos nestes locais, pode ser uma forma importante para despertar as vítimas para a necessidade de romper com uma situação violenta”, explica Joseane Sampaio, diretora da Secretaria Municipal da Mulher.

O Agosto Lilás também está sendo marcado por outras ações no município. No dia 16, às 13h30, na Câmara de Vereadores, acontecerá uma audiência com pessoas que atuam em órgãos ligados à proteção da mulher em Xaxim. E no dia 27, às 13h30, acontecerá uma marcha pelas mulheres, pelas ruas da cidade.

Nesta terça-feira, 10, aconteceu o Cine Debate. Depois de ver um filme relacionado à violência contra a mulher, os participantes puderam discutir sobre a importância de ampliar este tipo de debates junto à sociedade. “A Administração Municipal está nos dando todo suporte necessário para ampliarmos ações que possam prevenir a violência contra a mulher. O Cine Debate foi um destes momentos importantes que despertam o papel de cada um de nós na sociedade na luta contra a violência”, afirma Eder Lussani, secretário municipal de assistência social.