Xaxim inaugura Centro Especializado Teabraço para acolher e acompanhar crianças com deficiência, síndromes, transtornos e dificuldades de aprendizagem

A Administração Municipal de Xaxim, inaugurou nesta quarta-feira, 22, o Centro Especializado Teabraço (CET), referência no atendimento e acolhimento de crianças com deficiência, síndromes, transtornos e dificuldades de aprendizagem. O Centro fica ao lado da Escola Dom Bosco e atenderá inicialmente, 100 crianças em idade escolar.

O grupo de profissionais que trabalham no Teabraço são: fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicólogo, assistente social, psicopedagogo e educador físico. Conforme forem surgindo as demandas, serão viabilizados convênios como por exemplo, para neuropediatria.

Segundo o secretário municipal de educação, Mauro de Oliveira, o CET é uma ação que foi desenvolvida com o apoio de todas as secretarias municipais e principalmente, dos pais das crianças. “É um sonho que se tornou realidade. Os alunos serão atendidos no contraturno de suas atividades escolares e serão pegos em casa e levados até o Centro com transporte específico do CET. Todos os profissionais são especializados e trabalham de forma integrada em um único espaço. E além das crianças, suas famílias também terão acompanhamento”, explica Mauro.

Para o prefeito, Chico Folle, a implantação do Centro Especializado é uma necessidade antiga do município, que agora, será solucionada. “Agora, há um local específico para este tipo de situação, com atendimento personalizado que vai melhorar as condições de acolhimento e acompanhamento dos pacientes e de suas famílias”, afirma Chico.