Alunos da rede municipal participam de formatura do Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) é desenvolvido pela Polícia Militar (PM) com alunos do 5º ano. Em Xaxim, em 2021, foram atendidos cerca de 300 alunos em oito escolas, com o objetivo de orientar as crianças a tomarem decisões assertivas em situações com a presença de droga e violência, melhorando o convívio social.

Para certificar os alunos que participaram das atividades, estão sendo realizadas formaturas nas escolas onde o Programa foi desenvolvido neste ano. A instrutora do Proerd, a Soldado Bettanin, considera o Proerd um marco na sociedade. “Até hoje, mais de 45 mil alunos já participaram do Proerd. O Programa é um modelo de tomada de decisões que ajuda a formar o caráter de milhares de crianças. Em Xaxim, este ano nós retomamos com todos os cuidados as aulas, pois em 2020 não tivemos aulas devido à pandemia”, explica Bettanin.

O secretário municipal de educação, Mauro de Oliveira, é Policial Militar, e tem acompanhado de perto o trabalho do Proerd e participado da formatura das turmas. “A gente vê o resultado. É muito gratificante saber que eles levam para a vida o que aprendem com o Programa. A Administração Municipal é incentivadora do Proerd e nossas escolas estarão sempre de portas abertas para seus ensinamentos”, enfatiza Mauro.