Servidores da educação participam de treinamento sobre primeiros socorros em Xaxim

Dois servidores de cada unidade escolar da rede municipal de Xaxim, estão participando de um treinamento presencial sobre primeiros socorros. O curso tem duração de oito horas e é realizado por bombeiros que repassam noções básicas de como agir diante de uma situação de emergência.

Segundo um dos instrutores, bombeiro Miguel, o curso visa capacitar para que eles saibam agir até a chegada dos bombeiros, evitando que o quadro se agrave. “As dinâmicas do curso preparam para que cada um saiba como agir diante de uma hemorragia, um engasgamento, parada cardiorrespiratória, queda, fratura e convulsões”, explica o bombeiro.

O treinamento faz parte de um projeto desenvolvido pelo Governo Municipal que visa a prevenção à acidentes e primeiros socorros dentro de escolas e CEIM´S. “75% dos servidores da educação já participaram de um curso on-line sobre primeiros socorros e agora, há este curso presencial. Também foram distribuídos kits de primeiros socorros em todas as unidades escolares do município. E em breve, serão implantados os projetos Golfinho e Bombeiro Mirim. São todas ações que visam a proteção da vida dos estudantes, professores e servidores da educação”, fala a secretária municipal de educação, Isabel Canalle.